Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 13 de Novembro de 2006 às 13:15

    Imprimir


Guayana (Venezuela) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pelo presidente venezuelano Hugo Chávez ao desembarcar ontem (12) à noite na cidade de Guayana. Os dois passam o dia (13) reunidos. Pela manhã, os dois inauguram a segunda Ponte do rio Orinoco. A ponte, construída por empresa brasileira privada, vai integrar o corredor de transportes, que facilitará o acesso às regiões central e oriental da Venezuela.

A expectativa é de que contribua para aumentar o comércio bilateral, que ultrapassou US$ 3 bilhóes de Janeiro a setembro deste ano. O Brasil quer usar a ponte também para estabelecer rota de exportação ligando as cidades de Boa Vista, em Roraima, e Manaus, no Amazonas, com o mar do Caribe.

À tarde, Lula e Chávez vão certificar a reserva de petróleo do rio Orinoco. O ato celebra o fim da fase de certificação das reservas petrolíferas que são operadas conjuntamente pelas empresas brasileira Petrobrás e a venezuelana PNDVA na faixa do rio Orinoco. Os dois presidentes vão visitar a sonda de perfuração. A exploração conjunta faz parte da Alianza Estratégica entre Brasil e Venezuela.

Atualmente, a Venezuela é o quinto maior exportador mundial de petróleo e o terceiro maior da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) com 3,4 milhões de barris diários, sendo que 620 mil são extraídos da faixa petrolífera do rio Orinoco. O rio tem a terceira maior bacia em importância da América do Sul, com 948 mil quilômetros quadrados.

O governador Blairo Maggi integra a comitiva do presidente Lula.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260970/visualizar/