Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 10 de Março de 2013 às 07:46
Por: FRANCIS AMORIM

    Imprimir


Considerado um dos principais roteiros turísticos de Mato Grosso, Barra do Garças (520 km de Cuiabá) , com 60 mil habitantes, quer aproveitar o efeito Copa do Mundo para se firmar como um polo de turismo na região Centro-Oeste. A primeira iniciativa do novo gestor da cidade, Beto Farias (PSD), foi criar a secretaria de Turismo para gerenciar o setor.

 

  A pasta é comandada pelo empresário Romário Queiroz, filiado ao PMDB, que deixou as diferenças políticas de lado e começou as desenvolver as ações que pretendem dar uma nova dinâmica a política turística. O primeiro desafio foi reativar o Carnaval de Rua, que há mais de 20 anos não era realizado. “O resultado foi satisfatório”, diz o secretário.

  Vencido esse primeiro desafio, a secretaria se prepara para por em prática outros projetos, como a construção de um Centro de Convenções, numa parceria com secretaria estadual de Turismo e a UFMT; a reforma do aeroporto, para a implantação de uma linha comercial; a revitalização do Parque Turístico do Porto do Baé, às margens do Rio Araguaia; a pavimentação do acesso ao Mirante do Cristo Redentor; a realização da temporada de praia 2013 com quatro shows nacionais e uma das ações mais importantes: a reforma e ampliação do Parque das Águas Quentes.

 

-- Secretário de Turismo Romário Queiroz

Secretário de Turismo Romário Queiroz

Foto: Enilson Arneiro

Foto: Enilson Arneiro-- Parque Turístico do Porto do Baé, em Barra do Garças

Parque Turístico do Porto do Baé, em Barra do Garças

  Segundo ele, para a reforma do aeroporto, já existem R$ 2 milhões para a 1ª etapa, que consiste reestruturação do alambrado e do terminal de embarque e desembarque, e um posto do Corpo de Bombeiros. No centro de convenções serão R$ 5 milhões para acomodar cinco mil pessoas e no Porto Baé será feita uma parceria com a rede privada.

 

  O município vai trabalhar também a exploração da trilha de cachoeiras por meio de um projeto de lei, que passará pela Assembleia Legislativa, sobre o uso do potencial do Parque Estadual da Serra Azul. “Recursos já estão garantidos para a pavimentação do acesso ao Cristo. Estamos aguardando apenas a licença da Sema para o início da obra”, ressalta o secretário.

  O secretário afirma que, para implantar essa nova política no turismo, uma das primeiras ações será a reabertura do Centro de Atendimento ao Turista, localizado no pé da ponte sobre o rio Garças. O local está desativado há quatro anos e passará por reformas para recepcionar os turistas que chegam à cidade.

  Romário ressalta também que a Secretaria de Turismo está levantando por meio do Cadastur – sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo – que visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no município.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26108/visualizar/