Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 12 de Novembro de 2006 às 07:12

    Imprimir


O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, foi acusado pela oposição liberal-democrata de colaborar com uma comissão americana que investiga a Guerra do Iraque e negar-se a fazer o mesmo com o Parlamento de seu país.

Em declarações publicadas hoje pela imprensa local, o líder dos liberais democratas, Menzies Campbell, qualificou de "intolerável" que Blair "testemunhe no marco de uma investigação americana e se negue a fazer o mesmo perante seu próprio Parlamento".

"É ao Parlamento (britânico) que Blair deveria dar explicações e revelar a estratégia que busca", disse Campbell.

Um porta-voz de Downing Street, o escritório do primeiro-ministro, disse que a maioria do povo britânico ficará alegre em ver Blair colaborando com o grupo americano, e acrescentou que "é uma vergonha" que Campbell não compartilhe essa opinião.

O Partido Trabalhista do premier bloqueou na semana passada uma tentativa dos partidos nacionalistas do Parlamento britânico, apoiado pela oposição conservadora, de forçar uma investigação na Câmara dos Comuns sobre a condução da Guerra do Iraque.

O argumento usado por Blair e seus correligionários foi o de que uma investigação parlamentar neste momento minaria a moral das tropas britânicas que servem no Iraque e encorajaria os insurgentes no país árabe.

O premier britânico dará sua versão sobre a guerra na próxima terça-feira, em Londres, durante uma videoconferência com membros do chamado Grupo de Estudo sobre o Iraque, dirigido pelo ex-secretário de Estado americano James Baker.

O grupo terá se reunido no dia anterior com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que optou pela invasão do Iraque ao lado de Blair com o falso argumento da existência de armas de destruição em massa no país de Saddam Hussein.

Uma porta-voz do escritório do primeiro-ministro afirmou à "BBC" que Blair expressaria à equipe americana suas idéias sobre a situação no Iraque, e explicou que alguns funcionários do Governo de Londres já estiveram em contato com esse grupo desde que ele foi constituído em Washington.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261287/visualizar/