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Sábado - 09 de Março de 2013 às 18:44

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O Complexo Viário do Tijucal ganhou volume e iniciou, na última quinta-feira (7) o lançamento de 15 vigas que farão a ligação entre os quatro principais eixos do viaduto.
 
Outras frentes de trabalho seguem avançando após a ampliação da interdição no mês passado. Dos 15 pórticos (pilares), 11 já tiveram sua construção finalizada. Em até 60 dias todas as 85 vigas serão distribuídas sob a estrutura e a execução da armação das lajes será iniciada, impulsionando a fase de superestrutura. 
 
Além do viaduto, outro destaque é a escavação da trincheira que integra o Complexo Viário do Tijucal. O trabalho de escavação atingiu quatro metros de profundidade e 104 metros de extensão. Quando estiver pronta, a obra terá 740 metros de extensão e oito de profundidade.
 
Os operários também realizam a construção das paredes de contenção e a edificação de duas rotatórias sobre as trincheiras, que são dois elevados de pequeno porte. Os serviços de implantação das estacas de fundação dessas rotatórias estão adiantados e o lançamento das vigas será a próxima etapa.
 
Cerca de 210 homens atuam na construção do empreendimento, programado para ser entregue à população em janeiro de 2014. Após duas semanas do início da nova interdição para ampliação da frente de serviço, o Complexo já atinge 35% de execução.
 
“Essa obra dará um novo visual a uma das principais entradas da cidade e contribuirá para distribuição do intenso tráfego naquela região. É mais um legado de infraestrutura proporcionado pela Copa do Mundo, beneficiando toda a população mato-grossense”, explicou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.
 
A obra
 
A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um “mergulho” na BR-364 até a Av. Arquimedes Pereira Lima. Já o viaduto, de 520 metros de extensão, fará a ligação da BR-364, passando por cima do trevo de acesso do bairro Tijucal até a Av. Fernando Corrêa da Costa.
 
Orçado em R$ 30,1 milhões, o Complexo Viário do Tijucal compõe as seis obras do pacote de Travessia Urbana que estão sendo executadas para dar vazão ao trânsito veicular de Cuiabá e regiões vizinhas. É resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado de Mato Grosso, na ordem de R$ 165 milhões.





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