Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 09 de Novembro de 2006 às 15:09
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, se reúne na tarde desta quinta-feira (09.11), em Terra Nova do Norte (675 km ao Norte de Cuiabá), com produtores da Cooperativa Agrícola de Terra Nova (Coopernova) para estabelecer parcerias e estratégias de desenvolvimento e fomento às cadeias produtivas da fruticultura, pecuária de leite e ovinocultura, entre outras.

A proposta é transformar a cooperativa numa empresa-âncora, que é uma das estratégias de apoio do Programa MT Regional. Empresas-âncoras são estabelecimentos de beneficiamento da produção e que participam efetivamente do processo de desenvolvimento do Município eou região através da integração entre o MT Regional, Banco do Brasil, Consórcios Intermunicipais e as entidades representativas dos produtores rurais, dentro de cada cadeia produtiva.

Criada em outubro de 1987, a Coopernova conta com 2,1 mil associados e atua em oito Municípios: Novo Mundo, Nova Guarita, Nova Canaã do Norte, Colíder, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte. Exceto, Marcelândia e Itaúba, onde a cooperativa não mantém atividades, os demais Municípios integram o Consórcio Intermunicipal de Deseenvolvimento Econômico e Sócioambiental Portal da Amazônia.

Segundo o vice-presidente da cooperativa, Milton Dalmolin, a instituição dos agricultores atua nas áreas de laticínios, industrialização de frutas, ovinocultura, mecanização agrícola e perfuração de poços, entre ouyras atividades. “Para nós é motivo de orgulho termos essa parceria com o Governo do Estado. As áreas que a gente já está atuando vem ao encontro do que a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) está pregando”, disse Dalmolin.

Vettorato informou que será desenvolvida uma agenda de trabalho em conjunto com a cooperativa de Terra Nova e que pode se transformar numa empresa-âncora para beneficiar grande numero de pequenos produtores. "A nossa viagem está sendo um sucesso, porque em cada lugar que visitamos deixamos ações em andamento, bem como levamos reivindicações para serem encaminhadas para outras secretarias e parceiros, cumprindo dessa forma os objetivos do MT Regional, como programa de integração das ações de governo para o desenvolvimento regional”, disse o secretário.

Além de Vettorato, integram a comitiva o coordenador do Programa MT Regional, Neurilan Fraga, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), José Aparecido dos Santos, o presidente da Empaer, Aréssio Paquer, e o gerente regional do Banco do Brasil, Gladston do Rego Lages Neto, que está apresentando Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) nos Municípios.

Agenda - Nesta sexta-feira (10.11), a comitiva segue para Porto dos Gaúchos a fim de participar de reunião para implantar o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental do Vale do Arinos. No sábado, o grupo se desloca para Nortelândia para se reunir com prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental do Alto do Rio Paraguai.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261837/visualizar/