Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 08 de Novembro de 2006 às 16:56

    Imprimir


Mostrar ao turista de outros países destinos diferentes no Brasil, além do Rio de Janeiro, Amazônia, Foz do Iguaçú ou Salvador, é o objetivo do treinamento online para agentes de viagens no exterior, que começou em setembro por Portugal e Espanha. E foi estendido ao Chile, Colômbia, Peru e Estados Unidos.

A expectativa é terminar o ano com 700 especialistas em Brasil, por meio de um curso desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Uma pesquisa deu origem ao Plano Aquarela Marketing Turístico Internacional. Foram ouvidas mais de seis mil pessoas em 18 países e a conclusão é de que o turista estrangeiro desconhece o Brasil. E, então, traçadas estratégias para mostrar a diversidade que o país tem e atrair os turistas estrangeiros para outros destinos.

"O produto turístico brasileiro não era vendido pelo fato de ser desconhecido pela maioria dos operadores e agentes de viagem, e não por ter uma imagem ruim do país. Muitos não sabiam nem onde ficava o Brasil", diz a gerente de publicidade do Embratur, Kátia Bittencourt.

O diretor de Turismo de Lazer e Incentivos do Embratur, Ronnie Schroeder, diz que os agentes de viagens são indicados pelas operadoras de turismo. " A decisão de formar especialistas em Brasil aumenta as chances de atrair turistas para locais ainda não conhecidos no país".

Segundo ele, em 2007, a ideia é trabalhar países onde o Brasil tem escritórios de turismo, Itália, Alemanha, Inglaterra e França. "A expectativa é que terminemos o próximo ano com três mil agentes de viagem treinados online em outros países".

O curso tem duração de cinco semanas e aborda temas como "Descubra o Brasil", "Conheça nossos produtos turísticos" e "Apoio à comercialização".

Ao final do treinamento, que é feito em módulos e pode ser acessado em qualquer lugar onde haja um terminal de computador, o agente de viagem tem que ser capaz de elaborar roteiros no Brasil de ecoturismo, turismo de negócios e outros temas ligados a área.

O sucesso, segundo a presidente do Embratur, Jeanine Pires, tem sido grande. "Em Portugal, tivemos que abrir uma terceira turma".

A diversidade cultural e ambiental do Brasil está sendo apresentada durante o 27ª World Travel Market, feira de turismo que termina amanhã (9), em Londres. A feira faz parte das estratégias de divulgação do Brasil.

O turismo é a atividade econômica que mais cresce no mundo. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), um em nove empregos do mundo estão no setor que é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262083/visualizar/