Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 08 de Novembro de 2006 às 16:28
Por: Aluízio Azevedo

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai fechar o ano de 2006 com uma notícia muito positiva para as escolas estaduais. É que, graças a dois convênios firmados pelo Governo do Estado e o Governo Federal, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Ministério da Educação/ Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE), 294 escolas estaduais serão contempladas com Laboratórios de Informática (LI).

Desta forma, a atual gestão fechará o ano com uma ampliação da informatização das escolas em 620%. É que, em 2003, apenas 89 escolas possuíam Laboratórios e, atualmente, 258 unidades escolares contam com esses equipamentos. Com a nova entrega, restarão apenas 82 estabelecimentos de ensino sem LI.

“Este é um dado que demonstra o quanto a atual administração tem se esforçado para melhorar a qualidade do ensino, pois sabemos que a informática é uma ferramenta essencial no processo ensino-aprendizagem do mundo globalizado”, destaca a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

O primeiro convênio com o FNDE, fechado em julho passado, vai proporcionar a entrega de 36 Laboratórios. Esses equipamentos estão em fase de compra, por meio de um processo de licitação e deverão ser entregues até o início do ano letivo de 2007. Já o segundo convênio firmado em outubro junto ao MEC, proporcionará que 258 unidades escolares recebam os laboratórios. A compra, deste último convênio, já foi efetuada pelo próprio Governo Federal.

“Enquanto o MEC financiará na totalidade a compra dos laboratórios, a Seduc terá como contra-partida a compra dos equipamentos de mobiliários (mesa, cadeira, ar-condicionado, etc) e também a adequação das salas com as redes lógicas”, explica Ana Carla, ao acrescentar que essa é apenas uma das ações do Estado para a informatização das escolas.

De acordo com ela, o Estado, com a implantação do projeto Conexão Escola, integrante da estratégia de governo Escola Atrativa, realizou outras ações na área da Tecnologia da Informação (TI). A informatização de 100% do setor administrativo das escolas; o oferecimento do curso Aprimorar Digital, de informática básica a mais de 1,5 mil professores; bem como o lançamento do projeto “Professor Conectado” e do concurso para a elaboração de sites das escolas, são apenas exemplos dessas ações.

“O governo, cumpre assim com o seu papel, de oferecer educação, gratuita e de qualidade, preparando os estudantes também para o mercado de trabalho, já que a TI é uma exigência no mundo moderno. Vamos continuar com as ações e esperamos, com isso, oferecer mais qualidade de vida a toda a população mato-grossense”, conclui Ana Carla.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262099/visualizar/