Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 08 de Novembro de 2006 às 14:26

    Imprimir


Um trabalho que merece destaque por buscar novos caminhos para a difusão da cultural regional, tão rica em formas, tons e lira. O Palácio Club Viña é o cenário que recebeu a dupla exposição “Interior Brasileiro e Arte na Magia” de Lúcia Picanço e sediou o lançamento do livro “Porto” de Luciene Carvalho, no dia 6 de novembro. As mato-grossenses estão participando deste grande evento, a convite do gestor cultural da Universidad Santo Tomás de Santiago (Chile), Raul Zenon Céspedes.

Localizado no Centro de Vina del Mar, o palácio construído em 1901, tem significativa importância turística e cultural, recebe empresários de varias partes do mundo e é visitado por muitos turistas. Com um coquetel no terceiro piso do Club Viña, os eventos foram abertos contando com a presença do reitor da Universidad de Viña del Mar, professores, estudantes e turistas. A empresaria Ana Virgina Ferraz de Matos, diretora de O Boticário em Cuiabá e Várzea Grande, também acompanha a comitiva brasileira no evento de integração internacional. Neste segundo semestre de 2006 ela tem assumido atividades sócio-economico-culturais realizadas por sua empresa e o Instituto Usina na campanha de valorização do bairro do Porto.

A dupla exposição “Interior Brasileiro e Arte na Magia”, de Lucia Picanco traz em 18 telas, o imaginário calcado em ícones como lamparinas, cabaças e 14 flâmulas com os pontos riscados da cultura afro-brasileira ficando a mostra no Chile de 06 a 10 de novembro, no Palácio do Club Viña, centro de Viña del Mar.

O livro “Porto”, obra bilíngüe (português-espanhol) de poemas de Luciene Carvalho com produção gráfica de Romulo Fraga refere-se ao bairro do Porto de Cuiabá, tendo se transformado numa campanha local, que ganhou projeção regional ao vencer a categoria Divulgação de Patrimônio no Centro-Oeste, no Premio Nacional Rodrigo Melo de Andrade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e agora ganha projeção internacional, sendo lançado a convite de uma Universidade chilena.

A realização do intercambio Brasil-Chile teve a gestão da jornalista Ana Moreira que fez a apresentação das obras da artista Lúcia Picanço para o gestor da Universidad Santo Tomas até a realização da mostra e também do lançamento em nível internacional do livro "Porto".





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262154/visualizar/