Comissão vai elaborar projeto para implantar ensino profissionalizante em aldeias
De acordo com a professora Lúcia Helena Lódi, diretora de Políticas de Ensino Médio do Ministério, o ensino médio integrado em terras indígenas eleva a escolaridade das crianças jovens e forma mão-de-obra para atender as necessidades específicas daquelas comunidades. "É também um fator de fixação do povo na aldeia, evitando o êxodo para os centros urbanos onde enfrentam profundas adversidades", afirma a diretora.
Segundo a diretora, a apresentação da proposta está prevista para o próximo dia 28 e os recursos financeiros são do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica (Prodeb) e a implementação da modalidade de ensino é desenvolvida em parceria pelas secretarias de Educação Básica (SEB) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC.
O grupo de trabalho é formado por representantes da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc/MT), do Conselho Estadual de Educação (CEE/MT), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secitec/MT), da Organização dos Professores Indígenas de Mato Grosso (Oprimt) e Fundação Nacional do Índio (Funai).
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