Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 07 de Novembro de 2006 às 02:00

    Imprimir


O ex-guerrilheiro sandinista Daniel Ortega lidera a corrida para a presidência da Nicarágua, com 38,59% dos votos, após a apuração de 61,8% das urnas, informou nesta segunda-feira o presidente do Conselho Supremo Eleitoral, Roberto Rivas.

Na segunda posição aparece o banqueiro Eduardo Montealegre, da Aliança Liberal Nicaragüense (ALN, direita), com 30,94% dos votos, seguido por José Rizo, do Partido Liberal Constitucionalista (PLC, direita), com 22,93%, Edmundo Jarquín, do Movimento Renovador Sandinista (MRS, esquerda), 7,25%, e Edén Pastora, da Alternativa para a Mudança, com 0,28%.

O novo boletim mostra uma queda na vantagem da Frente Sandinista para a Libertação Nacional (FSLN), de Ortega, que liderava com 40,43% dos votos após a apuração de 40,1% das urnas.

Para vencer as eleições no primeiro turno o candidato deve obter mais de 35% dos votos e uma diferença de pelo menos 5 pontos sobre seu rival mais votado.

O próximo anúncio de resultados por parte do CSE será realizado na manhã desta terça-feira, segundo Rivas.

Daniel Ortega decidiu esperar que o CSE anuncie oficialmente sua vitória para festejar com seus partidários.

Ortega decidiu "manter o respeito e não antecipar a vitória para assegurar a legitimidade dos resultados que serão divulgados pelo Conselho Supremo Eleitoral", afirmou o candidato sandinista a vice-presidente, Jaime Morales.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262640/visualizar/