Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Novembro de 2006 às 13:19

    Imprimir


A história e a importante obra musical de Radamés Gnattali, que completaria 100 anos em 2006, são as atrações do projeto 'Circulação de Música de Concerto' patrocinado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) e Petrobrás, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O projeto tem curadoria e direção artística de Paulo Porto Alegre, e estará na capital, nesta semana, entre os dias 6 a 8 de novembro, no Palácio da Instrução.

Nesta segunda-feira (06.11), a partir das 19h, o violinista e diretor artístico Paulo Porto Alegre vai ministrar a palestra “Lição de Música”. Além do curso, haverá uma apresentação musical e a exibição do vídeo com a história da vida e obra de Radamés Gnattali.

A programação conta ainda com a apresentação do renomado grupo Trio Opus 12 de Violões, com composições ecléticas, e com o duo de Fernanda Chaves Canaud (Piano) e Paulo Porto Alegre (Violão).

Paulo Porto Alegre foi aluno de Radamés Gnattali de 1980 a 1981 e, passou a estudar toda a sua obra para violão e música de câmara. Amigos pela convivência de seis anos, Radamés dedicou composições a Paulo e seu Trio Opus 12 de Violões. Ele integra o Núcleo Hespérides de Música das Américas, leciona violão na Escola Municipal de Música de São Paulo, e acabou de voltar de Berlim, onde se apresentou na Copa da Cultura.

Como compositor e arranjador, Paulo representou o Brasil como solista em concertos internacionais, ganhou prêmios em Paris e teve as obras editadas na Alemanha e outros países. A discografia dele inclui dois CDs com o “Trio Opus 12”, do qual é integrante, com música do “Século XX” e outro com o quarteto Quaternaglia produzido por Egberto Gismonti e lançado pela ECM alemã. No Quarteto Brasileiro de Violões, realizou em 2004, mais de 25 concertos pelos EUA.

Radamés Gnattali – Nasceu em Porto Alegre, no ano de 1906 e morreu no Rio de Janeiro em 1988. É um dos compositores mais conhecidos pela variação de gêneros entre o erudito e o popular. Escreveu quatro concertos e obras solo para violão. Desta alquimia entre a chamada “música de concerto” e a popular, que influenciou toda uma geração de compositores.

Entre suas composições, além da famosa “Rapsódia Brasileira”, concebida durante o Estado Novo (1932), figuram: as 13 “Brazilianas”, quartetos e trios e 26 concertos - entre eles um concerto para piano e orquestra, concertos para harpa e um Concerto para Harmônica de Boca, dedicado a Eduardo Nadruz, o Edu da Gaita. Projetou-se também como exímio arranjador orquestral. Criou, entre outras, a música incidental da novela Roque Santeiro (1986).

Trio Opus 12 - Formado em 1977, em São Paulo, pelos violonistas Paulo Porto Alegre, Oscar Ferreira de Souza e Clemer Andreotti e realizou inúmeros recitais por todo Brasil pelo período de 10 anos. Em 1982, realizou uma gravação (em LP) intitulada: “Trio opus 12”, contemplando as mais importantes obras renascentistas, clássicas e modernas para trio de violões.

Após um intervalo de 17 anos, o Trio Opus 12 volta a ser formado pelos violonistas Paulo Porto Alegre, Daniel Murray e, Eduardo Minozzi Costa, tendo como objetivo principal à execução da música do século XX na sua pluralidade estética, popular e erudita.

Confira a programação:

Data: 06/11/2006 às 19h Local: Salão Nobre do Palácio da Instrução Lição de Música-Palestra com Paulo Porto Alegre. Salão Nobre do Palácio da Instrução, com exibição do vídeo “Nosso Amigo Radamés”.

Data: 07/ 11/ 2006 às 19h Local: Salão Nobre do Palácio da Instrução CONCERTO 1: “Discípulos Interpretam o Mestre Radamés Gnattali” – com o Duo Fernanda Chaves Canaud – Piano - e Paulo Porto Alegre – Violão

Data: 08/ 11/ 2006 às 19h Local: Salão Nobre do Palácio da Instrução CONCERTO 2 : “Radamés e seus amigos”- com o Trio OPUS 12 de Violões.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262788/visualizar/