Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 06 de Novembro de 2006 às 02:04
Por: Auro Ida

    Imprimir


Sem receber pressão na montagem do seu secretariado para o segundo mandato, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, está mais preocupado em ocupar, junto com os seus aliados, os cargos federais existentes no Estado e, principalmente, abrir um espaço em Brasília. Ele se prepara (embora não diga isso) para cobrar o apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial.

Estrategicamente, Blairo Maggi irá reivindicar diretorias em órgãos que tenham atuação direta no Estado, como o Incra, a Conab, o Dnit e a Eletronorte. A expectativa é de se conseguir uma diretoria no Incra, na Conab e na Eletronorte, considerados importantes para o desenvolvimento do Estado. "Nos vamos reivindicar a diretoria da Eletronorte que Mato Grosso tinha no governo passado", diz o ex-chefe da Casa Civil, Luiz Antonio Pagot.

No governo FHC, o empresário Robério Garcia ocupou uma diretoria da Eletronorte. Hoje apenas Pedro Calmon (Pepeu) ocupa uma diretoria do Basa e o ex-sindicalista José Maria está na diretoria do FNDE. No início do governo Lula, o ex-deputado Ricardo Correia ocupou uma diretoria do DNIT, inclusive tendo ficado por mais de um ano como presidente do órgão.

A decisão de Maggi em se concentrar para abrir espaço para Mato Grosso em Brasília, se deve as pressões pela participação no segundo governo Lula que já começam a se intensificar por todos os lados. Na montagem de seu Ministério, o presidente terá que atender ao próprio partido, mas deverá abrir espaço também para as demais agremiações, principalmente para o PMDB.

Para não ficar sem participação, o governador mato-grossense conta como seu principal aliado o deputado federal reeleito Carlos Abicalil, hoje uma liderança respeitada internamente no PT. Além disso, Maggi tem o respaldo da maioria da bancada federal eleita, inclusive, do senador eleito Jaime Campos (PFL).

Desconfiança - Há uma desconfiança da classe política de Mato Grosso de que o governador Blairo Maggi, quando fechou apoio ao presidente Lula no segundo turno da eleição presidencial, tenha acertado a escolha do ministro da Agricultura.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/262965/visualizar/