Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Novembro de 2006 às 10:26

    Imprimir


O sistema de informatização dos Diários Oficial e da Justiça, e a modernização do site da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso (IomatNet), ligada a Secretaria de Estado de Administração (SAD), serão apresentados na próxima semana à sociedade na 4ª Feira Estadual de Tecnologia e Serviços de Mato Grosso (Seiti), que acontece durante o 11º Congresso Regional de Informática e Telecomunicações de Mato Grosso (Sucesu-MT 2006). Serão três dias de evento para apresentar as principais tendências da tecnologia da informação (TI) e comunicação. A Seiti acontecerá na terça-feira (07.11), com abertura às 14h30, no Centro de Eventos do Pantanal, no Auditório dos Minerais.

A palestra “IomatNet – Informatização do Diário Oficial”, a ser proferida pelo assessor especial e gestor de informatização da Imprensa Oficial de Mato Grosso (Iomat) Roberto Sarto, será realizada às 17h30, durante a Seiti. Na apresentação será exposto como são feitos os procedimentos de inserção de matérias, como elas são calculadas e formatadas, a inserção das assinaturas das autoridades já digitalizadas, entre outras inovações do IomatNet.

Com a implantação do novo sistema, a Iomat recebe matérias para publicação apenas em formato arquivo texto com extensão dot ou rtf, enviadas diretamente pelo sistema on-line disponibilizado no site www.iomat.mt.gov.br ou em disquete ou CD, no caso de entrega no balcão de recebimentos, no Centro Político Administrativo. Antes, a confecção do Diário Oficial demorava, em média cinco horas e era feita manualmente, a partir do recorte das matérias e a montagem das páginas. Com o novo sistema on-line, todo o conteúdo a ser publicado será enviado pela Internet e automaticamente encaminhado para a diagramação que é quase toda automática, nas respectivas seções.

Segundo Sarto, desde que foi implantado o novo sistema da Iomat tem gerado uma economia muito grande para o Estado, desde o papel, passando pelo combustível, até o tempo do servidor público. Antes da criação do IomatNet, a tiragem do Diário Oficial era de 1.400 exemplares e hoje é de 800. Já a do Diário de Justiça era de 550 exemplares, sendo reduzida para 440. “Além disso, outra vantagem é o acesso social, através da disponibilização por meio da Internet para a população de todo país. O público em geral poderá ver os jornais”, completou.

Sarto lembrou que com o IomatNet o acesso à informação é rápido e a custo zero, tanto para o servidor quanto para qualquer cidadão. “Todos podem acessar ao Diário de Justiça e o Diário Oficial de qualquer ponto de planeta e a partir da meia-noite, o usuário já poderá acessar o jornal do dia seguinte, antes mesmo dele ser entregue ao assinante ou ao órgão estadual”.

Para o assessor especial, o Sucesu e a Seiti é mais uma oportunidade de divulgação do sistema que já disponível, desde o dia 23 de junho deste ano, no caso do Diário Oficial, e desde o dia quatro de setembro o Diário de Justiça. “A implantação do novo sistema aconteceu em tempo recorde: seis meses, desde sua aquisição, customização, capacitação e operacionalização”, esclareceu.

Nos diários Oficial e da Justiça são publicados temas relativos ao Poder Executivo, Procuradoria Geral, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Poder Legislativo, Tribunal de Justiça Estadual, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça Federal, municipalidades e publicações a pedido. No Diário da Justiça, a publicação é gratuita, desde que encaminhada pelos órgãos públicos. A cobrança acontece somente no caso de editais enviados por advogados e no caso do cidadão, quando este tiver necessidade de urgência na publicação e não puder esperar a publicação pelas Varas da Justiça.

O IomatNet foi regulamentado pelo decreto nº 7.731, publicado no Diário Oficial do dia 19 de junho e pode ser acessado pelo site da Iomat (www.iomat.mt.gov.br).

Programação da 4ª Feira Estadual de Tecnologia e Serviços de Mato Grosso (Seiti):

14h30 às 14h45 – Abertura 14h45 às 15h15 – Palestra da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) sobre o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e a Delegacia Virtual.

15h15 às 15h45 – Palestra do Ministério Público Estadual sobre Ações Estratégicas em Defesa do Meio Ambiente com o uso da geotecnologia.

15h45 às 16h15 – Palestra da Secretaria de Estado de Saúde (SES) sobre Datawharehouse e Georeferenciamento aplicado aos Sistemas de Saúde Pública.

16h30 às 17h – Palestra da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sobre o Sistema de Gestão Escolar e SigWeb (Sigescola).

17h às 17h30 – Palestra da Secretaria de Estado de Administração (SAD) sobre o IomatNet – Informatização do Diário Oficial.

17h30 às 17h45 – Encerramento do Evento





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263524/visualizar/