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Cidades/Geral
Quarta - 01 de Novembro de 2006 às 11:00
Por: Camila Tardin

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“Cuiabá é uma cidade turística?”. A pergunta faz parte da pesquisa realizada pelo curso de Turismo da Unirondon em que 60% das 319 pessoas entrevistadas responderam sim. O resultado do estudo foi apresentado ontem (31.10) durante a 35ª reunião do Fórum Estadual de Turismo, no Centro de Eventos do Pantanal. Além desta pesquisa, outras duas foram exibidas na reunião.

“Nosso objetivo era saber o que pensam os cuiabanos sobre Cuiabá”, explicou o professor Daniel Fernando Queiróz Martins, que acompanhou a pesquisa coordenada pela professora Rejane Pasquali.

O estudo foi feito durante 20 dias com aplicação de questionários para um público bem diversificado, como taxistas, agentes de rodoviária, garçons, estudantes de turismo, motoristas de vans e pessoas que circulavam pelo Centro de Cuiabá. Do total de entrevistados 72% eram de Mato Grosso.

Segundo Martins, o público que considera Cuiabá uma cidade turística justificou que a capital é a principal porta de entrada dos turistas – representando 15,44% das 191 pessoas que responderam sim. O segundo motivo, respondido por 12,75% dos entrevistados, foi devido aos eventos oferecidos em Cuiabá. Dos 191 entrevistados, 11,41% acreditam que Cuiabá é uma cidade turística porque o povo cuiabano é hospitaleiro.

Já os que responderam que não acham a capital uma cidade turística, totalizando 128 entrevistados, 37,80% avaliam que é devido a falta de atrativos na cidade. “Queremos futuramente fazer essa pesquisa com um público maior para termos, conseqüentemente, uma amostragem maior dos resultados”, enfatizou Martins.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli de Oliveira Assis, destacou que Cuiabá faz parte de todos os roteiros desenvolvidos pela Sedtur. “Cuiabá sempre foi referência para todos os roteiros turísticos do Estado”, informou Yêda.

Outro resultado de pesquisa apresentado na reunião foi sobre o Disk Turismo – projeto realizado em parceira com a Secretaria Municipal de Turismo e a empresa Número Certo. Durante sete meses o Número Certo, (65) 3623-0000, contabilizou as ligações em que os pedidos de informações eram relacionados ao turismo.

O objetivo do Disk Turismo é possibilitar informações aos turistas sobre todas as opções de entretenimento e turismo que Cuiabá oferece. Para isso foram elaborados segmentos específicos criados para o atendimento ao turista. No período de 17 de março a 26 de outubro foram feitas 406 consultas que incluíam informações sobre como chegar em Cuiabá, dados da capital, eventos da cidade, informações sobre hotéis, aluguel de automóveis e pontos turísticos. Desse total de consultas, 133 ligações foram feitas por pessoas de localidades fora de Mato Grosso. Segundo o coordenador do Disk turismo, Paulo Augusto Alves, o serviço funciona 24 horas, é gratuito e continuará disponível para os turistas.

Foi apresentada também a avaliação da campanha de promoção e divulgação realizada pelo Convention Bureau em parceria com a operadora de turismo CVC. A parceria foi feita por meio de um convênio entre a Sedtur e o Convention Bureau no ano de 2004. O diretor nacional da CVC, Virgílio Carvalho, expôs os resultados.

De acordo com Carvalho, durante a campanha a imagem do turismo de Mato Grosso esteve presente nas mídias dos grandes centros, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Alguns dos principais resultados obtidos durante a campanha foram: maior visibilidade de Mato Grosso no mercado nacional; aumento da oferta hoteleira; inclusão de novos passeios e roteiros e aumento da estada média dos hóspedes na região.

O superintendente do Convention Bureau, Omar Canavarros, ressaltou que o turismo precisa de divulgação: “Queremos que haja uma continuidade dessa campanha. Uma propaganda institucional é fundamental para divulgar o turismo de Mato Grosso”.

Na oportunidade também foi apresentado o site especializado em turismo www.clickmatogrosso.com.br, da jornalista Lana Motta. O site recebe o apoio da Incubadora de Turismo da Unirondon.





Fonte: Da Assessoria

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