‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’ são apresentados para prefeitos e secretários
O programa é desenvolvido nas unidades escolares por meio dos projetos “Se Liga” e “Acelera Brasil”, em parceria com secretarias Estaduais e municipais do país. Em Mato Grosso, o investimento será feito pela Fábrica de Pneus Michelan.
Na ocasião, Ana Carla pediu a adesão voluntária dos prefeitos e secretários para que o programa seja implantado em todo o Estado. “Para 2007, o programa prevê 490 turmas para alunos alfabetizados e 264 turmas de alunos não-alfabetizados, sendo que a verba destinada é de 50% para cada - Estado e Município. Vamos entrar com espaço físico e humano”, explicou.
A secretária apresentou dados sobre a distorção idade/série no Estado. “Mato Grosso tem 89 mil alunos de 1ª a 4ª série com distorção idade/série. Tem crianças que chegam na 3ª, 4ª, 5ª série com dificuldade de ler e somar, mas isso não é exclusividade só do nosso Estado. Por isso será importante que formamos essa parceria para qualidade de ensino”, definiu.
Ana Carla deu como exemplo o município de Sinop (a 503 km de Cuiabá), onde o programa já é desenvolvido há 6 anos. “Temos dois municípios onde os dois projetos são aplicados. Não tenho dados de Cáceres, mas em Sinop o programa tem diminuído expressivamente”, ressaltou.
No final, os prefeito e secretários dos municípios interessados em firmar um Termo de Compromisso para a implantação do programa nas unidades escolares assinaram uma lista.
Participaram da reunião a secretária-adjunta de Políticas Educacionais, Marta Darsie, e os presidentes da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), José Aparecido dos Santos, e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Sirineu Moleta.
Comentários