Encontrado foco da doença de Newcastle em Mato Grosso
O Presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Décio Coutinho, informou que o foco da doença é em Cáceres. Ele disse também que o Comitê de Emergência do Indea se reúne nesta tarde, a partir das 14h, para discutir as providências para resolver o problema.
De acordo com o diretor de Combate às Doenças do ministério, Guilherme Marques, desde o dia 16 de agosto, quando houve a suspeita do foco, o ministério interditou a propriedade e estava fazendo uma ação de vigilância epidemiológica e inspeção para poder investigar mais profundamente o ocorrido e ver se o fato se limitava apenas àquele local.
Na criação, os fiscais identificaram características muito semelhantes à doença de Newcastle. Eles fizeram a colheita de amostras para serem examinadas em laboratório. "Por último, foi feito o exame que se chama Ipic (índice de patogenicidade intra-cerebral). Isso fez com que o laboratório confirmasse o resultado que naquela propriedade havia a doença e com uma alta patogenicidade", disse Marques. Vinte e seis, dos cerca de 46 animais da propriedade que apresentavam sinais clínicos da enfermidade, morreram.
A Newcastle é uma enfermidade exclusiva das aves, não tem impacto mais relevante à saúde púbica e não se vincula a qualquer outro tipo de vírus.
Comentários