Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 31 de Outubro de 2006 às 10:04

    Imprimir


O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar ouvirá nesta tarde o depoimento da ex-funcionária do Ministério da Saúde, Maria da Penha Lino. Acusada de participar do esquema de fraudes na compra de ambulâncias, Maria da Penha deverá depor como testemunha de acusação comum a todos os processos contra parlamentares suspeitos.

Antes de assumir o cargo no gabinete do então ministro, Saraiva Felipe, Maria da Penha trabalhou na empresa Planam, que coordenava o esquema. Ao depor na Polícia Federal em Cuiabá (MT), no início do inquérito, ela identificou 82 deputados que receberiam propina em troca de emendas para compra de ambulâncias. A CPMI das Sanguessugas, no entanto, acusou apenas 69 - dos quais dois renunciaram.

A audiência de Maria da Penha Lino está prevista para começar às 14h30, no plenário 11.

Depoimento na PF

O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), ainda aguarda resposta do juiz federal Jefferson Schneider, responsável pelo caso em Cuiabá, sobre a possibilidade de o empresário Luiz Antônio Vedoin, que está preso, ir a Brasília depor perante o conselho nas dependências da Polícia Federal (PF). Caso não seja possível a ida do empresário, os integrantes do conselho deverão vir a Cuiabá, onde ouvirão também o pai de Luiz Antônio, Darci Vedoin.

Os depoimentos dos empresários servirão para todos os processos analisados pelo colegiado. A idéia inicial era que eles fossem ouvidos no próprio plenário do conselho, mas um ato da Mesa Diretora, editado em julho, proíbe depoimentos de presos nas dependências da Câmara.

A proibição tinha por objetivo, inicialmente, impedir que Marcos Herbas Camacho, o Marcola, apontado como líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), prestasse depoimento no Congresso.

Prazo curto

A Câmara tem até 20 de fevereiro para analisar os processos por quebra de decoro parlamentar contra os 67 deputados acusados de envolvimento com a "máfia das ambulâncias". Apenas cinco desses deputados se reelegeram: João Magalhães (PMDB-MG), Marcondes Gadelha (PSB-PB), Pedro Henry (PP-MT), Wellington Fagundes (PL-MT) e Wellington Roberto (PL-PB).





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264213/visualizar/