Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 31 de Outubro de 2006 às 07:00

    Imprimir


O Halloween ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é muito comemorado nos Estados Unidos, por tratar-se de uma data tipicamente americana. É nesta época que muitas emissoras e salas de cinema exibem filmes de terror, com temática gótica ou que simplesmente remetem à data.

O feriado, isolado nos EUA até alguns anos atrás, começou a ganhar popularidade também no Brasil e nos países da América Latina, pela forte influência capitalista em nosso continente. Para muitos, essa data, porém, significa apenas mais um motivo para se divertir.

Muitos foram os casos em que o cinema retratou o Halloween. A data se espalhou em filme de terror, infantis, animações, dramas e até comédias. Confira algumas produções que tratam do assunto:

Abracadabra (Hocus Pocus, 1993) - Produzido pela Disney, o filme é um grande clássico do Halloween. A trama é focada na história de três bruxas, que ficaram trancadas em um livro por vários séculos até serem libertadas por três jovens, que visitam a casa das malvadas (exposta em uma espécie de museu) por uma simples travessura de Dia das Bruxas. Uma vez que as bruxas são libertadas, elas começam a unir crianças para poder atravessar o feriado e alcançar a juventude eterna, o que deve ser feito em menos de 24 horas.

Halloween - O primeiro filme do famigerado assassino Michael Myers também se passa em um feriado de Halloween (daí o nome do filme). Na trama, Michael Myers mata sua irmã Judith friamente e é internado por 15 anos. Ao ser transferido, ele acaba fugindo e aterrorizando os adolescentes que comemoravam o Dia das Bruxas. No entanto, ele tem um alvo: encontrar Laurie Strode (interpretada por uma jovem Jamie Lee Curtis) e matá-la, algo que tentaria fazer por mais oito seqüências.

Donnie Darko - Donnie Darko é um jovem que tem visões de um coelho gigante e assustador, que o encoraja a fazer brincadeiras estúpidas com os amigos. Um certo dia, na noite de Halloween, uma de suas visões o leva para as ruas e ele se vê diante de um suposto fim do mundo. O filme faz parte do cinema cult, "promovido" pelo diretor Richard Kelly. Em 2006, ele voltou a polemizar com o controverso Southland Tales.

O Estranho Mundo de Jack - Nesta obra-prima de Tim Burton, o diretor consegue reunir duas das mais famosas datas do mundo: o Halloween e o Natal. Jack é uma espécie de espectro que vive na cidade do Halloween. Cansado de sua rotina, ele parte em uma jornada e conhece a cidade do Natal, se encantando pelo clima, mas ainda incapaz de entender o verdadeiro valor da data.

O Halloween de Garfield - Mais do que nos filmes de terror, são nas animações infantis que o Dia das Bruxas fica mais presente. Em O Halloween de Garfield, o gato gordo começa a assustar todos os seus amigos e animais vizinhos até que, por uma brincadeira sem explicação, acaba parando em uma casa mal-assombrada, repleta de fantasmas e personalidades históricas. O filme foi lançado junto a um especial de Natal e outro de Ação de Graças nos Estados Unidos. Vendido em um único DVD, a produção teve bons lucros e até hoje tem exibições nos canais infantis, inclusive do Brasil.

Halloween: It´s The Grinch Night - Depois do sucesso de Como o Grinch Roubou o Natal, Dr. Seuss lançou, em meados de 1970, o livro Halloween: It´s The Grinch Night. Sucesso nas prateleiras, não demorou para que a obra fosse transformada em um curta-metragem de animação e transportado para as telas. Aqui, o vilão Grinch comemora o Halloween e sai na vizinhança para assustar os habitantes do floco de neve. No entanto, um menino está preparado para impedi-lo.

Rocky Horror Picture Show - Uma dos musicais mais aclamados da história, Rocky Horror Picture Show se passa na época de Halloween e, como pede a tradição, traz monstros e vampiros. O tom sarcástico porém, começa quando parte desses seres da noite são travestis e drag-queens sanguinárias, o que assusta um inocente casal que busca ajuda após se perder na estrada.

Explicando a data

A palavra Halloween se originou na igreja Católica, para comemorar o "Dia de todos os Santos". Ao longo dos anos, os irlandeses passaram a utilizar o nome para designar o fim do verão, como também da última colheita de nabos do ano.

Historicamente, várias lendas foram criadas para designar o feriado. Anos depois, ele ganhou o tom obscuro, tão conhecido em países como os Estados Unidos. Uma das histórias de Halloween conta que todo dia 31 de outubro as almas penadas saíam à procura dos vivos para possuir seus corpos e usar pelo resto da temporada.

Com medo de serem dominados por esses fantasmas, os habitantes dos povoados se vestiam de monstros e outras criaturas do além, abandonavam suas casas e iam para as ruas fazer travessuras, para não serem confundidos com os seres humanos. Esta lenda foi levada aos Estados Unidos em 1840, que adotou a tradição e tornou a data em uma grande comemoração festiva.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264289/visualizar/