Indígenas de MT preparam apresentações culturais em Brasília
A 1ª Mostra Nacional de Saúde Indígena oferecerá aos participantes e espectadores uma rica programação cultural com apresentaçõesde diversas manifestações artísticas. Entre os grupos indígenas, um dos momentos mais aguardados será a disputa de uma partida de Xikunahity, futebol de cabeça da etnia Paresi, do Mato Grosso, que requer no mínimo oito jogadores que devem cabecear a bola, feita com o látex da mangaba, para o campo adversário sem deixá-la cair.
As mulheres Paresi e Enawenê-Nawê, também do Mato Grosso, vão mostrar como são habilidosas com o arco e flecha. Já o DJ Richard, que não é indígena mas ficou famoso por estudar as músicas dos Yanomami, de Roraima, e usá-las nas sua mixagens, será a grande atração da festa que irá coroar a diversidade desses povos.
Outra atração será a apresentação do coral de crianças indígenas Kyringue“ Vozes das Crianças", da aldeia Krukutu, que fica no distrito de Parelheiros, no município de São Paulo. O coral é formado por 20 crianças e jovens entre 8 a 14 anos, além de músicos que vão tocar instrumentos como maracá e maracá-mirim (chocalho), violino (rabeca), violão e tambores. Os organizadores do evento estimam a participação de 1,5 mil pessoas, entre indígenas e não indígenas.
Comentários