Procon organiza implantação de posto em Campo Novo do Parecis
Esta é a primeira de três fases de implantação do Sindec, que consiste em verificar a estrutura e segurança de rede de computadores e estabilidade de comunicação, bem como o maquinário e suporte técnico do Procon. Em um segundo momento, já com a conexão, suporte e apoio estabelecido, o Sistema começa a ser implantado e a equipe passa por treinamento. Na terceira e última fase, o Sindec funciona, de fato, para o atendimento ao público.
De acordo com o Gerente de Informática, a informatização dos dados traz muitas vantagens tanto à sede municipal quanto ao Procon-MT. “Além de ter uma base de dados consolidada e agilizar o atendimento, a sede de Campo Novo dos Parecis passa a fazer parte das estatísticas nacionais de informações de defesa do consumidor e facilita a consulta dos cidadãos do município quanto a procedência dos fornecedores na Internet”, disse Elvio.
O Sindec possibilita, ainda, o acesso a gráficos, a informações com base em perfis e demandas do consumidor, os tipos de atendimentos mais utilizados, as empresas reclamadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas nos outros Estados, com uma base de dados integrada. A nova tecnologia possibilita, principalmente, um tempo menor para a resolução de conflitos do consumidor.
Atualmente, sete Estados do Brasil estão nesta primeira fase de preparação (Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão e Amapá). Assim como Mato Grosso, outros 13 já estão integrados ao Sindec (Acre, Espírito Santo, Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Paraíba, Amazonas, Rio Grande do Norte e Santa Catarina). Nenhum Estado está na segunda fase de implantação, ou seja, de capacitação.
NOVA SEDE MUNICIPAL – A secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, a superintendente de Defesa do Consumidor (Procon-MT), Vanessa Rosin e o prefeito de Campo Novo dos Parecis, Sérgio Costa Beber Stefanello,assinaram no úlimo dia 18, o termo de cooperação para a implantação deste um novo Procon municipal em Mato Grosso.
O Governo do Estado será responsável pela capacitação dos servidores e doação de materiais informativos e permanentes. Já a prefeitura fica responsável por disponibilizar os servidores que irão trabalhar na sede municipalizada, o espaço físico onde ela irá funcionar e a manutenção de ambos.
O Procon-MT também atua nos municípios que não possuem posto fixo de atendimento ao consumidor através de fiscalizações, orientações telefônicas, atendimento durante os Mutirões de Cidadania, palestras educativas e com a distribuição de material educativo didático.
Em Cuiabá e Várzea Grande, o consumidor que se sentir lesado ou tiver alguma dúvida pode visitar a sede do Procon Estadual (Avenida do CPA, s/ nº, bairro Baú) ou o Posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro), ou, ainda, entrar em contato pelos telefones 151 e 3322-9014. Mais informações sobre o assunto podem ser adquiridas pelo site: www.mj.gov.br/DPDC/sindec .
Comentários