Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 13:40

    Imprimir


MIAMI (Billboard) - Agora que foi encerrada a votação para o Grammy Latino, cuja premiação será na quinta-feira no Madison Square Garden, em Nova York, é chegada a hora de nossa previsão anual de quem levará para casa os prêmios deste ano. GRAVAÇÃO DO ANO: Se Shakira não tivesse sido a artista mais comentada do ano, em qualquer língua, se "La Tortura" não fosse uma canção tão boa e se o dueto tivesse sido feito com qualquer outra pessoa exceto Alejandro Sanz, outro favorito para o Grammy Latino, alguma outra faixa poderia ter uma chance. Mas, sendo as coisas como são, "La Tortura" é a vencedora inconteste.

ÁLBUM DO ANO: Escolha difícil... Após a vitória de Ivan Lins no ano passado com um álbum que nem tinha sido lançado nos EUA e cujas vendas no Brasil foram desprezíveis, não há como não ficar perplexo com os critérios empregados pelos eleitores. Minha aposta é que a maioria dos votos vai se dividir entre "Limon y Sal", de Julieta Venegas, e "Fijacion Oral, Vol. 1", de Shakira. Em vistas das razões apresentadas anteriormente, Shakira ganhará.

CANÇÃO DO ANO: A vencedora será sem dúvida alguma "La Tortura", de Shakira e Alejandro Sanz. Mas ganhará menção honorária "Acompañame a Estar Solo", de Ricardo Arjona, que reúne todas as qualidades de grande composição e interpretação.

MELHOR ARTISTA NOVO: O vencedor por direito é o Calle 13, que foi novo, inovador, de grande qualidade e realmente vendeu discos em muitos mercados, além de ter sido o único indicado na categoria a ter figurado nas paradas da Billboard.

MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA URBANA: Qualquer artista pode vencer merecidamente nesta categoria. Daddy Yankee é o rei do gênero, mas seus concorrentes são respeitáveis, e muito. Considerando que o álbum de Yankee foi gravado ao vivo, que Don Omar é controverso e que Wisin & Yandel é bem-sucedido, mas não revolucionário, a melhor aposta é o ousado álbum de estréia auto-intitulado do Calle 13.

MELHOR ÁLBUM DE POP VOCAL MASCULINO: Categoria difícil, que abrange estilos de todo tipo. Por simples questão de reconhecimento de seu nome, Andrea Bocelli levará o prêmio por "Amor". Mas o vencedor de direito seria o maravilhoso "Adentro", de Ricardo Arjona.

MELHOR ÁLBUM DE ROCK DE DUO OU GRUPO COM VOCAL: Neste campo anêmico composto principalmente por nomes novos, a muito elogiada Natalia y la Forquetina ganhará com o álbum mais ou menos bom "Casa".

MELHOR ÁLBUM DE BANDA: A disputa nessa categoria se dá entre dois pesos pesados: "Hay Amor", da Banda el Recodo, e "Mas Alla del Sol", de Joan Sebastian. Este tem vantagem devido ao destaque que ganhou este ano, seu prêmio Billboard pelo conjunto de seu trabalho e seu sucesso número 1 nas rádios. El Recordo é favorito da Academia de Gravação Latina, mas não foi tão ouvido este ano.

MELHOR ÁLBUM DE SALSA: O voto pelo favorito Gilberto Santa Rosa será dividido entre um álbum de Natal com o El Gran Combo de Puerto Rico e um álbum não tão quente gravado em estúdio, "Directo al Corazon". Enquanto Índia e Tito Nieves são astros tropicais, Victor Manuelle vem ganhando mais destaque, graças à sua participação, anunciada recentemente, como apresentador do Grammy Latino. Ele vencerá com "Decision Unánime".

MELHOR VÍDEO MUSICAL EM FORMATO CURTO: Shakira ganhará com "La Tortura". Mas Ricardo Arjona deveria vencer por "Mojado", uma visão contundente de seu ode aos imigrantes, dirigida por Simon Brand.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264450/visualizar/