Povo preferiu não ver "banditismo político", diz Heloísa
Heloísa Helena, que disputou a Presidência no primeiro turno, disse que respeita a decisão das urnas, mas que não vai se valer de um discurso demagógico "alardeando por aí que foi uma excelente escolha". "Eu respeito a democracia representativa brasileira que está sendo aprimorada a cada dia", disse ela, em entrevista à rádio CBN.
A senadora afirmou ainda que espera uma mobilização da sociedade para uma maior fiscalização do segundo mandato de Lula. "Espero que as forças vivas da sociedade também respeitem a decisão das urnas, mas acionem mecanismos de fiscalização e controle de qualquer um dos novos governos, seja os eleitos no primeiro ou segundo turno."
Mesmo dizendo acreditar que é possível governar de forma "limpa", sem envolvimento com corrupção, a senadora disse suspeitar que teria maior êxito nas eleições "se passasse oito anos roubando em Brasília".
"Cada dia tenho mais certeza que se eu tivesse passado oito anos me articulando com o que de mais podre houvesse, minhas chances seriam infinitamente maiores, os êxitos e vitórias eleitorais seriam imensos", ironizou.
A senadora ainda criticou o Congresso Nacional dizendo que é inadmissível que a Casa seja apenas um "anexo" do Palácio do Planalto, sem exercer a função de fiscalizar o trabalho do Executivo.
Comentários