Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 30 de Outubro de 2006 às 00:51

    Imprimir


Ao ser informado do resultado das eleições presidenciais em Mato Grosso, o governador Blairo Maggi comemorou u empate técnico entre os candidatos do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e Geraldo Alckmin, do PSDB. Por telefone, Maggi disse ao Olhar Direto que a "vitória de Lula é importante para o setor do agronegócio", ao contrário do que pensa a maioria dos líderes do segmento, porque as conversações com o governo petista estão muito avançadas e ele garante e acredita que o presidente irá honrar os acordos assumidos.

E Maggi tem mesmo que comemorar. No primeiro turno, Alckmin venceu em Mato Grosso com mais de 233 mil votos. No total, o tucano teve 790.320 votos (54,82% da votação válida) e Lula apenas 557.244 (38,65%). No segundo turno, Alckmin recebeu 50,31% dos votos válidos (719.922) e Lula ficou com 49,69% (711.171 votos). Ou seja: com o apoio do governador Lula obteve 11,04% a mais de votos em Mato Grosso.

Nos três principais colégios eleitorais de Mato Grosso, Lula venceu Alckmin e virou o jogo em Cuiabá e Rondonópolis. Em Cuiabá, no primeiro turno, Alckmin obteve 48% contra 39% de Lula. No segundo, a situação se inverteu muito com Lula ficando com 55% dos votos contra 44% do tucano. Em Rondonóolis, Alckmin recbeu 46% no primeiro turno contra 45% de Lula. No segundo, o petista teve 57% contra 42% do tucano. Em Várzea Grande, onde Lula tinha vencido por 49% a 42%, a vatagem se ampliou signifiicativamente com o petista recebendo 64% dos votos contra apenas 35% de Alckmin.

Apesar disso, Maggi procurou minimizar sua participação. Segundo ele, foi uma vitória de todos e de seu grupo político. "Apenas fiz a minha parte porque acreditei nos compromissos assumidos pelo presidente Lula, que já vinham sendo negociados desde maio e não foram acordos eleitoreiros, como afirmaram os descontentes e os tucanos irados. Jamais me vendi. Fiz acordos pensando no setor do agronegócio, em Mato Grosso e no país", declarou Maggi.

Blairo Maggi deve ser o primeiro governador reeleito a se encontrar com o presidente Lula, segundo informaram fontes do Planalto. A reunião, em princípio, está marcada para terça-feira. O governador não confirmou o encontro, mas disse que "aguarda uma convocação do presidente" a qualquer momento.




Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264569/visualizar/