Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 29 de Outubro de 2006 às 16:25

    Imprimir


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) substituiu, até as 14h25, 1.720 urnas eletrônicas que apresentaram problemas técnicos na hora da votação. Em 39 seções eleitorais, a votação está ocorrendo com urna manual.

O número de urnas que tiveram de ser trocadas corresponde a 0,48% do total de 361.431 que estão sendo usadas neste 2º turno das eleições. Em números proporcionais, o maior número de substituições ocorreu em Sergipe, onde 90 urnas - 2,24% do total - tiveram que ser trocadas.

O maior número de ocorrências aconteceu em São Paulo, onde 359 urnas foram trocadas em função de problemas técnicos. Em seguida, segundo o diretor-geral do tribunal, Athayde Fontoura, está o Rio Grande do Sul (218), depois vem o Rio de Janeiro (158).

"O número de substituições está dentro de nossas previsões", disse o diretor em entrevista a jornalistas nesta manhã na sede do TSE em Brasília. No primeiro turno, foram registradas 3.402 substituições de urnas, o que correspondeu a 0,94% do total. Foram distribuídas ao todo 361.431 equipamentos em todo o Brasil.

De acordo com o levantamento do tribunal, em oito seções do Rio Grande do Sul, seis de Minas Gerais, seis de São Paulo, três em Mato Grosso e outras três na Bahia, os eleitores estão sendo obrigados a votar manualmente por meio de cédulas de papel.

Em duas seções eleitorais, localizadas em aldeias indígenas da região de Cristalândia, no Tocantins, e Guajará, no Amazonas, a votação só foi iniciada por volta do meio-dia devido a dificuldades de acesso às reservas.

Em Rondônia, houve o desaparecimento de uma urna eletrônica no município de Ariquemes. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/264646/visualizar/