Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Outubro de 2006 às 14:46

    Imprimir


Mato Grosso ganhará dois novos investimentos em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH), que deverão gerar em torno de 150 megawats a mais. Os investimentos representam mais um acréscimo na capacidade energética do Estado.

Os contratos de financiamento para as usinas foram liberados nesta quinta-feira (26), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, em uma cerimônia com a presença do Ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, do governador Blairo Maggi, diretores da Agência de Desenvolvimento da Amazônia, do Basa, parlamentares e empresários dos empreendimentos.

As usinas, uma em Novo Mundo, a Nhandú e a outra, já em fase de construção, no Município de Juscimeira, que utilizará o potencial do rio São Lourenço, representam um investimento em infra-estrutura que irão atrair novos empreendimentos a Mato Grosso, conforme considerou o ministro.

A usina de Juscimeira é de propriedade da empresa Geraoeste – Usinas Elétricas do Oeste, que atua na atividade de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, oriundas de diversas fontes (hidroelétricas, termoelétrica, etc). A PCH terá capacidade de 29.100 kw de potência e será destinada ao atendimento principalmente de consumidores residenciais e industriais do Estado.

As obras de construção da PCH foram iniciadas há três meses e a meta da empresa é gerar 3.500 empregos, sendo 50 diretos e 3.200 indiretos na forma de outros empreendimentos.

NOVA FASE

Considerado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o segundo Estado brasileiro com maior potencial hidrelétrico, Mato Grosso está em fase de expansão de diversos empreendimentos no setor energético, tanto de fontes minerais (água e gás), como vegetal (biodiesel).

Para o governador, a entrada de investimentos no setor energético abre um novo canal para que o Estado tenha condições de atrair empreendimentos e indústrias de outros setores econômicos, assim como na tomada de recursos do FDA para outras atividades em que Mato Grosso possui potencial, como na agroindústria.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/265143/visualizar/