Brasileiros na mostra competitiva do Festival Latino-americano de Trieste
Outro brasileiro, Toni Venturi, integra o júri, formado ainda pelo cineasta mexicano Jorge Fons, o argentino David Blaunstein, o pintor italiano Franco Batacchi e Claudia Bedogni, do Instituto Luce da Itália.
Um total de 200 filmes representa 20 países latino-americanos na mostra, cada um com suas própria temática e estilo, com destaque para o cinema argentino, convidado especial da mostra, inaugurada no último dia 21.
Sessenta e dois filmes argentinos, entre documentários, longas e curtas-metragens, estão entre os 200 apresentados.
Dos 14 filmes selecionados na mostra competitiva, seis são primeiros filmes. A participação de um número tão alto de estreantes, a maioria jovens com experiência em documentários, televisão e como assistentes de direção, demonstra que as novas gerações do continente encontraram no cinema sua própria linguagem. Entre os representantes da nova geração, estão diretoras cujos filmes concorrem com cineastas veteranos, como o venezuelano Román Chalbaud.
Ao lado do filme de Chalbaud, "El Caracazo", sobre as revoltas que tomaram as ruas de Caracas em 2002, realizado no formato documentário, Carolina Nicola concorre com "Así de Simple", primeiro filme independente feito em Cuba.
A diretora, filha do fundador da Nova Trova Cubana, apresenta a primeira obra escrita, produzida e rodada em Cuba sem o apoio do Estado e alheia a todas as mediações políticas necessárias na ilha comunista.
Outra mulher, a argentina Mercedes Farriols, autora de várias peças de teatro, concorre com seu primeiro longa-metragem, "Olga, Victoria Olga" sobre a emigração italiana para a Argentina.
O filme, que estreou em caráter mundial em Trieste, comoveu o público, particularmente os triestinos, pois conta com ares de nostalgia e uma linguagem muito íntima o que representou para alguns deles esta viagem para o outro lado do Atlântico.
O festival foi inaugurado com uma retrospectiva dedicada ao mexicano Jorge Fons, ganhador do Urso de Berlim em 1977 com "Los albañiles", e se encerrará com a projeção de dois filmes argentinos na seção Eventos Especiais: "El amarillo", de Sergio Mazza, e "El aura", de Fabián Bielinsky, falecido recentemente no Brasil aos 47 anos de ataque cardíaco.
Parte da programação da mostra é exibida em várias cidades italianas, entre elas Roma, Milão e Cremona.
Comentários