Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 08 de Dezembro de 2013 às 07:19

    Imprimir


Faltando pouco mais de 10 meses para a eleição de 2014, com a insistência do senador Blairo Maggi (PR) em não se candidatar ao governo do Estado, seu colega de Senado, Pedro Taques (PDT), desponta como líder disparado em todos os cenários para a disputa ao comando do Palácio Paiaguás.


 
É o que aponta pesquisa do instituto Vox Populi, encomendada pelo Diário e pela revista RDM, que ouviu mil pessoas em todo o Estado, entre os dias 23 e 26 de novembro.


 
Sem Maggi no páreo, os números de Taques oscilam entre 50% e 52% da preferência do eleitorado, conforme a simulação. Se entrar na disputa, no entanto, o senador republicano lidera, com 53% da preferência contra 24% para o pedetista.


 
No primeiro cenário, Taques aparece com 52% da preferência do eleitorado. A porcentagem é atingida quando o confronto é com o juiz federal Julier Sebastião da Silva (ainda sem partido), que receberia 6% dos possíveis votos; e com o vice-governador Chico Daltro (PSD), que ficaria com 5%. Nesta situação, o número de pessoas que votariam em branco ou nulo é de 13%. Os indecisos somam 25%.


 
No segundo cenário, Taques tem 50% dos votos, contra 9% do petista Lúdio Cabral; 4% de Julier e 4% do empresário Eraí Maggi (PP). Nesta simulação, os indecisos são 23% e os que votariam branco ou nulo, 11%.


 
O terceiro cenário se monta quando Eraí Maggi é substituído pelo ex-prefeito de Água Boa, Maurício Tonhá, o Maurição (PR). Nele, o senador pedetista mantém a liderança folgada. Tem 51% da preferência. Lúdio e Julier continuam com 9% e 4%, respectivamente. Já Maurição surge com apenas 2%. Dez por cento das pessoas disseram que votariam em branco ou anulariam o seu voto e 24% ficariam indecisas.


 
No último cenário, Taques também lidera com 51%, Lúdio permanece com 9% e Chico Daltro com 5%. Os indecisos somam 23% e os que anulariam ou votariam em branco são 12%.


 
Na modalidade espontânea, quando o entrevistador pergunta em quem o eleitor votará, sem apresentar os candidatos, Blairo Maggi lidera com 8% da preferência. Pedro Taques aparece em segundo lugar, com 4%.


 
O atual governador, Silval Barbosa (PMDB), surge em terceiro com 3% das indicações. Porém, 82% dos entrevistados disseram espontaneamente que não sabem em quem vão votar na próxima eleição.


 
Ex-governador, Maggi também aparece quando o assunto é rejeição. Ele o e o atual vice-governador Chico Daltro lideram, com 10% do eleitorado cada. Em seguida aparecem: Lúdio Cabral (6%), Maurício Tonhá (6%), Eraí Maggi (5%), Pedro Taques (5%) e Julier Sebastião da Silva (5%).


 
A pesquisa foi realizada um dia antes de Julier ser alvo de uma ação da Polícia Federal, que cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa e no escritório do magistrado.


 
O levantamento da Vox Populi foi feito de acordo com a técnica survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A margem de erro estimada é de mais ou menos 3,1 ponto percentuais, em um intervalo de confiança de 95%.




Fonte: Diário

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2655/visualizar/