Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 26 de Outubro de 2006 às 13:28

    Imprimir


A educação é parte primordial da missão da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso. Este fator estratégico vem mobilizando grande parte das ações da Orquestra para levar atividades educacionais e música de concerto para crianças e adolescentes, utilizando a arte como poderosa ferramenta de desenvolvimento, promovendo a elevação da auto-estima e ampliação do universo criativo de alunos e professores. Em 2006, este esforço possibilitará o atendimento de um grande número de crianças e adolescentes em 20 escolas da rede pública e privada de ensino através dos “Concertos Didáticos”. Até o momento já foram atendidas 11 escolas em Cuiabá e Várzea Grande. A última escola visitada, em 06 de outubro, foi a Escola Jardim Moitará. Dando continuidade aos “Concertos Didáticos”, a Orquestra realiza, na próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, na Escola Estadual Souza Bandeira e no Sesi Escola, ambas no Coxipó, o espetáculo que une educação e cultura.

A Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso vem apresentando a série de concertos didáticos desde junho de 2006. Dez escolas já foram atendidas e o resultado tem sido fascinante: as crianças, os pais, professores e a comunidade se envolvem de corpo e alma nas ‘aventuras’ musicais propostas pela Orquestra. Temas como a ‘Peleja de Siriema com Cobra’ capturam a atenção das crianças que são levadas a imaginar os sons dos instrumentos musicais de acordo com a história contada. O tema do filme ‘Harry Potter’ também é utilizado para mostrar como uma peça musical pode soar diferente quando o tema é tocado por diferentes instrumentos. A viola de cocho e a bruaca (instrumentos típicos do Pantanal mato-grossense) também chamam a atenção de todos. Apesar de ser o símbolo cultural de Mato Grosso, poucas pessoas já tinham ouvido o som do instrumento.

A apresentação termina com o belo rasqueado ‘Quilombinho’ de José Agnelo Ribeiro, quando as crianças ‘avançam’ nos músicos para pedir autógrafos e chegar mais perto dos instrumentos musicais. Os professores e toda a diretoria da Escola felicitam a iniciativa, ressaltando a importância da aproximação da cultura com a educação. As crianças preparam desenhos e textos descrevendo a experiência e enviam para a Orquestra, que pretende fazer uma bela exposição até o final do ano.

Escola Jardim Moitará

Os músicos da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso tiveram uma manhã especial junto aos alunos do primário da Escola Jardim Moitará. Antes de começar o concerto didático, divididos em várias turmas, os músicos tomaram lanche com os alunos e divertiram ao som de pequenas peças musicais do cancioneiro de roda. O objetivo é aproximar os alunos da música e dos instrumentos musicais. Os pais dos alunos também foram estimulados a participar das atividades. Alunos de outros períodos vieram pela manhã à Escola, juntamente com os pais, para acompanharem os concertos didáticos.

Temporada 2006

A Orquestra segue sua agenda de concertos e prepara para o mês de novembro um repertório especial com a célebre “As Quatro Estações”, de Antônio Vivaldi. Os concertos acontecerão nos dias 11 e 12 de novembro, às 20h, no teatro do Sesc Arsenal.

Como parte da divulgação dos “Concertos Didáticos”, as escolas são estimuladas a entrar em contato com Orquestra para fazer inscrição na agenda dos “Concertos Didáticos”. A demanda tem sido muito grande e dezenas de escolas estão na lista de espera para participar do Programa.

Para saber mais sobre as ações educacionais da Orquestra do Estado e para incluir uma escola na programação de 2006, o interessado deve entrar em contato através do e-mail educacao@orquestra.mt.gov.br ou do telefone (65) 3624 00 63.

A Orquestra é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como apoiadora a Lei Federal de Incentivo à Cultura, e as empresas EPE Pantanal Energia, Bimetal, Nortox, Localiza, Churrascaria Fornari, Hotel Mato Grosso Palace e do Sesc Mato Grosso.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/265546/visualizar/