Leis fomentam a cultura de Mato Grosso
De acordo com a lei, os festejos serão realizados anualmente como evento tradicional da manifestação cultural e religiosa do patrimônio do Estado. “A preservação da cultura e da religiosidade do povo poconeano, por meio dos festejos de São Benedito, significa o enriquecimento de nossa história, solidez de nossa fé e o fortalecimento da memória do povo pantaneiro”, lembrou Mauro Savi.
Na avaliação do parlamentar, a tradição cultural e religiosa da população poconeana e pantaneira é uma exaltação consciente do orgulho da preservação de uma manifestação que se estende ao longo de muitos anos. “Ela serve para externar o comportamento de uma comunidade que sabe do valor e da necessidade de defender suas manifestações identificadoras de suas raízes e de sua organização social, política, cultural e até mesmo econômica”, destacou Savi.
Outro ponto lembrado por Savi, está direcionado às manifestações poconeanas. Os festejos, segundo o deputado, significam o reconhecimento a cultura local, relevantes no processo histórico e cultural de Mato Grosso. “Essas mostras são primordialmente fundamentadas em raízes tradicionais preservadas de geração em geração, estendendo-se, portanto, ao longo de muitos anos como comportamento identificador de uma trajetória rica assentada em hábitos e costumes”, explica o parlamentar.
Para Mauro Savi, o importante é registrar que a cultura, em suas mais variadas formas, deve ser encarada como um dos símbolos da identificação de um povo, de uma comunidade, de um País. “Ela é um conjunto de práticas sociais, educacionais, econômicas, religiosas, dentre outras, que definem o caráter de um povo forjando a sua história”, afirmou o deputado.
Vale ressaltar que os festejos religiosos de Santo Antonio são manifestações iniciais de fé que se expandiu e ganhou contornos populares e que decorre da vontade e ação conjunta dos fundadores da Irmandade senhor Damião Ramos Martins (in memorian) e da senhora Rosa Philomena Ramos Martins (in memorian).
A programação costumeira dos festejos obedece as seguintes ações, atos e etapas: visita das bandeiras aos lares poconeanos; novena; procissão e levantamento do mastro; apresentações culturais, como Dança dos Mascarados, Cururu, Siriri e baile; missa em honra do Glorioso Santo Antonio; encerramento da novena; leilão de prendas; tradicional chá com bolo; exposição cultural; almoço de confraternização; sorteio dos novos festeiros para a festa do ano seguinte; encerramento com rezas ao Santo Antonio e São Benedito; e descida do mastro.
Comentários