Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Março de 2013 às 07:16
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


Mais de cinco mil tablets adquiridos ano passado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá estão guardados em um depósito do órgão municipal. Considerados como mais uma ferramenta pedagógica, os minicomputadores sensíveis ao toque de um dedo custaram em torno de R$ 2,6 milhões. Porém, conforme a direção do Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Público (Sintep) o pagamento dos equipamentos eletrônicos não foi efetuado, consequentemente não estão sendo utilizados. 

“São equipamentos com valores significativos para a Secretaria Municipal de Educação, sendo que a partir da solução desta questão será preciso fazer toda a operação técnica para que os professores e alunos possam utilizar a ferramenta em sala de aula”, destacou a diretora do Sintep subsede Cuiabá, Helena Maria Bortolo. 

Até o momento, conforme Bortolo, não foi apresentada nenhuma proposta ou metodologia didático-pedagógica para o uso dos equipamentos. Ao todo foram adquiridos 5.700 tablets, que deverão ser distribuídos para 16 escolas da rede, de um total de 85 unidades municipais de ensino. 

Para Helena Bortolo, os minicomputadores carregados com material didático digital representam mais um aliado na educação. A expectativa é que o seu uso em sala de aula signifique avanços na aprendizagem ao possibilitarem aos alunos acesso instantâneo às informações e ao conteúdo explicativo por meio de vídeos, por exemplo. 

Por meio da assessoria de imprensa, a SME reconheceu que os tablets não foram pagos pela gestão passada e que o valor está incluído nas despesas “resto a pagar” da prefeitura. O pagamento vem sendo analisado e colocado em ordem de prioridade pela administração municipal. 

Garantiu ainda que formalizou uma parceria com o Centro de Formação (Cefapros) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a capacitação específica dos profissionais da rede. A expectativa é que até o fim de março o plano pedagógico seja elaborado e, após, os equipamentos estejam sendo utilizados pelos professores e alunos. 




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26569/visualizar/