Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Outubro de 2006 às 16:05

    Imprimir


Quem pensou em trocar um livro já lido por um novo? Então se prepare para a próxima semana. A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça realiza na segunda-feira (30.10), das 8h às 17h, o “Troca Troca de Livros”, com o objetivo de fomentar a cultura, em comemoração ao dia nacional do livro. No total serão mais de 2.000 exemplares novos, disponíveis para troca. Os títulos variam entre infantis, literários, paradidáticos e periódicos, doados por editoras de Cuiabá e nacional.

A iniciativa da Biblioteca é agregar conhecimento à sociedade em geral, e unificar a qualidade do conhecimento a todos, já que ela tem a finalidade de gerenciar e distribuir esse material a outras escolas de Mato Grosso. “Cada participante da troca deve pensar em trocar o melhor livro, pois outra criança, jovem e adulto vai receber o material num lugar onde menos esperamos, por exemplo, uma criança da escola do Xingu pode ter em mãos um livro que foi seu”, ressaltou a coordenadora da Biblioteca Estevão de Mendonça, Salime Daige Marques.

As doações dos livros para troca foram feitas pelas editoras Paulinas, TantaTinta e Entrelinhas. Este projeto é uma proposta que deve ter continuidade nos próximos anos, mas para que isso ocorra será necessário a participação da sociedade. “Por dia na Biblioteca recebemos cerca de 300 visitantes, para esta ação aguardamos uma quantidade muito maior”, salientou Salime.

Entre os títulos literários disponíveis para troca estão “O Ateneu” de Raul Pompéia, “O Noviço” de Martins Pena, “O Triste Fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto, “A Lira dos Vinte Anos” de Álvares de Azevedo, dentre outros.

Os livros oriundos da troca serão doados para as escolas estaduais dos 141 municípios, totalizando 634 escolas. Para participar da troca de livros são necessários cumprir algumas exigências: exemplares didáticos, paradidáticos, literários e periódicos em bom estado de conservação; e os didáticos só a partir dos anos 90.

DOAÇÃO - Atualmente a Biblioteca tem recebido apoio permanente das editoras, Única, TantaTinta e Entrelinhas em doação de livros, que são distribuídos em todo o Estado no decorrer do ano. “Essas doações são tão importantes que algumas escolas recebem o material por balsas que ligam os rios de Mato Grosso”, finalizou a coordenadora.

DIA NACIONAL DO LIVRO - O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.

Seu acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro. A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/265787/visualizar/