Estados têm 180 dias para padronizarem controle florestal
A aprovação da resolução ocorreu em tempo recorde devido à urgência do tema. Segundo o diretor de Florestas do Ibama, Antônio Carlos Hummel, a necessidade de padronização ficou evidente nas discussões sobre a descentralização da gestão florestal e implementação do Documento de Origem Florestal (DOF).
Para Hummel, a integração de sistemas, instrumentos e documentos de controle, transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais pela União, Estados e Distrito Federal aumenta a eficiência dos procedimentos de fiscalização ambiental e possibilita o acesso público aos dados e informações existentes nos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).
"A resolução é um marco na gestão florestal do país. É uma medida estruturante que vai provocar grandes mudanças no controle da atividade florestal, no fortalecimento das instituições ambientais, no nivelamento de cobrança de transparência e controle social, seja para a União ou para os Estados", comemora o diretor.
Comentários