Repórter News - reporternews.com.br
Prefeitura dá início à Campanha contra hanseníase e verminoses
A Prefeitura de Cuiabá vai participar da Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases (verminoses), que faz parte do Plano Integrado de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde. As atividades serão desenvolvidas nas escolas públicas municipais e estaduais da cidade, com crianças entre 05 e 14 anos.
A meta é investigar os sinais e sintomas da hanseníase em 100% dos estudantes (população alvo); tratar 90% das crianças e jovens para geohelmintíases; e realizar 100% do tratamento dos casos positivos para hanseníase, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.
No caso da campanha para Geohelmintíases, os alunos da rede pública de Ensino Fundamental são considerados os mais vulneráveis a essas doenças. Tendo em vista também que Cuiabá é hiperendêmico para Hanseníase, e havendo vários casos notificados em crianças, faz-se necessário uma intensificação na investigação dessas crianças.
A campanha tem ainda o objetivo de reduzir a carga dos geohelmintos (parasitas intestinais conhecidos como “lombrigas”, que causam anemia, dor abdominal e diarreia), que podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança. Para hanseníase, será feita a identificação de novos casos o mais precocemente possível e disponibilizar tratamento e acompanhamento adequado e necessário para prevenção de incapacidades.
Tratamento
Para o tratamento da geohelmintíases, o Governo Federal disponibilizou para o município Albendazol de 400mg, que será administrado em dose única, mediante um termo de autorização assinado pelos seus responsáveis, que será disponibilizado pelas escolas/alunos com antecedência ao evento.
Fonte:
O Documento
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26581/visualizar/
Comentários