Câmara premia vencedores de vídeos sobre Lei Maria da Penha
O 1º Concurso de Curta Documentário Sobre a Lei Maria da Penha selecionou cinco produtos audiovisuais sobre o impacto e o alcance da lei que combate a violência doméstica contra as mulheres. A premiação será amanhã (05/03), às 19h, no Salão Nobre, e vai contar com a presença do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.
O concurso foi promovido pela Secretaria de Comunicação Social da Câmara e pela Procuradoria Especial da Mulher e teve o apoio do Banco Mundial. As produções premiadas serão exibidas pela TV Câmara, em hotsite sobre o tema e em redes de difusão audiovisual do Banco Mundial e de seus parceiros por tempo indeterminado. Cada curta selecionado receberá R$ 10 mil pelos direitos de concessão.
Com o tema "Tem uma história relacionada à Lei Maria da Penha? Conte para o mundo!", as produções selecionadas retratam casos reais vividos por mulheres que sofreram violência por parte de seus companheiros. Os documentários premiados foram: "Maria Maria", de Fernando Francisco Antunes; "Divas - Vozes Femininas", de Kalyne Almeida; "Uma Lei para Todas", de Ana Patrícia Nassar; "Sílvia", de Guilherme Silva da Cruz; e "Trajetórias Marcadas pela Violência", de Jackeline Soares Lima.
Mesmo com uma lei considerada pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher como uma das três mais avançadas no mundo, o Brasil ainda vive a triste realidade de ter uma mulher agredida a cada cinco minutos. Na maioria das vezes, a violência é sofrida pela vítima dentro da própria residência e o agressor é um homem conhecido: o marido, namorado, companheiro ou ex-companheiro. A Câmara dos Deputados pretende, com a seleção, divulgar a Lei Maria da Penha e facilitar a percepção da sociedade sobre o alcance da lei. (Ascom) W.S
Comentários