Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 05 de Março de 2013 às 21:14
Por: Fábio Amato

    Imprimir


O diretor Financeiro e de Relação com os Investidores da Eletrobras, Armando Casado, disse nesta terça-feira (5) que o plano de reestruturação da empresa propõe a venda de distribuidoras de energia controladas pelo grupo.

“[O plano de reestruturação] prevê a possibilidade de alienação de mais de um ativo”, disse Casado, ao chegar ao Senado para participar de audiência pública que vai discutir mudanças feitas pelo governo na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), por conta do plano de barateamento da conta de luz.

Casado disse que, como o plano de reestruturação ainda está em discussão, não poderia adiantar quais são os ativos que a Eletrobras pretende vender. Ele confirmou, porém, que essa discussão “está sendo feita em torno das distribuidoras.”

A Eletrobras controla atualmente seis distribuidoras, nos Estados de Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas, Alagoas e Piauí.

O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, já informou que o plano de reestruturação da empresa vai prever medidas para redução de 30% nos custos nos próximos três anos, além apontar ações para elevar a receita da empresa em outros 30%. O plano ainda vai ser avaliado pelo Ministério de Minas e Energia.

A reestruturação da Eletrobras é conseqüência do plano de barateamento da conta de luz, entre 18% e 32%, promovida pelo governo federal, e que começou a valer no fim de janeiro.

Para reduzir o custo da energia, uma das medidas do governo foi renovar as concessões de usinas geradoras e de transmissoras, muitas delas administradas pela Eletrobras. Mas para conquistar a renovação, elas tiveram que aceitar remuneração até 70% menor do que a recebida por elas anteriormente.

A Eletrobras, que é controlada pelo governo federal, aderiu ao plano. Mas a decisão vai resultar em redução de cerca de R$ 8 bilhões por ano em suas receitas - quase um terço. Por conta disso, a empresa precisa agora reduzir custos






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26588/visualizar/