Editora mato-grossense Carlini & Caniato lança obra em Portugal
O livro analisa o complexo universo surgido em Mato Grosso do século XVIII com as relações entre negros, índios e os portugueses naturais da região do Minho, norte de Portugal, que eram maioria entre os que desembarcaram no Estado.
Debruçando-se sobre a época da corrida pelo ouro, a obra revela espaços recônditos do sertão brasileiro, onde nascem aldeias e vilas. Mas o principal espaço revelado é do imaginário popular, onde o ouro exerce fascínio, gera miragens ambiciosas e pequenos fantasmas.
Como se constituía essa sociedade? Em que âmbito se davam suas relações interpessoais e como nasceu tão miscigenada população? As respostas podem ser encontradas em um farto e rico acervo documental sobre o cotidiano mais íntimo das famílias que se constituíram como mato-grossenses e os caminhos que percorreram.
"Uma devassa..." é o primeiro livro da Carlini & Caniato Editorial lançado no exterior. O editor Ramon Carlini não esconde a satisfação em participar da divulgação do conhecimento produzido em Mato Grosso. "Dentre outros objetivos, como os trabalhos voltados à formação de público leitor e a viabilização de publicações que incrementem a educação e cultura de nossa sociedade, uma outra grande meta de nossa editora sempre foi contribuir para o crescimento do trabalho dos autores mato-grossenses. Estamos muito felizes em fazer parte de mais esta conquista da professora Maria Amélia, além de estarmos dando um passo decisivo na concretização de um projeto editorial consistente e de longo prazo, levando para fora de nossas fronteiras o que aqui é produzido de melhor", elogiou ele.
Autora - Mestre em História pela UFMT, Maria Amélia foi autora da pesquisa "Casamentos de escravos africanos em Mato Grosso: Chapada dos Guimarães, um estudo de caso. 1798-1830". Também já publicou diversos artigos sobre Mato Grosso colonial em Portugal, pela Universidade de Coimbra, e na Espanha, pela Asociación de Demografia Histórica.
Atualmente, como doutoranda da Universidade do Porto, pesquisa o processo emigratório/imigratório da região do alto e baixo Minho para as Minas de Mato Grosso, no século XVIII.
Comentários