GB: deputados questionam o estatuto fiscal da família real
O Public Accounts Committee, PAC, da Câmara dos Comuns quer saber por que Charles e sua mãe não pagam a taxa profissional nem o imposto sobre a renda relativos aos ducados de Cornualha e Lancaster.
Eles percebem aluguéis residenciais, agrícolas e comerciais destas duas imensas propriedades. A renda privada de Charles provém essencialmente de seu ducado da Cornualha, enquanto o ducado de Lancaster é mais uma fonte de rendimento, entre outras, para a rainha.
O deputado conservador Edward Leigh, presidente da Comissão, dirigiu uma carta detalhando estes motivos ao Tesouro.
A comissão havia solicitado ano passado ao Tesouro justificar a posição fiscal "favorável" dos dois ducados.
Uma porta-voz de Clarence House, a residência londrina do príncipe Charles, respondeu que as contas do ducado da Cornualha foram submetidas a um "exame rigoroso" pelo Tesouro e um organismo independente.
O príncipe Charles declarou uma renda anual privada de 14 milhões de libras (20 milhões de euros) no ano fiscal 2005/2006, às quais se somam 2 milhões de libras (3 milhões de euros) provenientes do governo, destinados principalmente a pagar as despesas das residências oficiais, os deslocamentos do príncipe e de sua família, e algumas despesas com comunicação.
Segundo as contas anuais de Clarence House, o herdeiro da Coroa pagou 3,3 milhões de libras (4,9 milhões de euros) de impostos em 2005-2006 sobre seus rendimentos privados.
Comentários