Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 21:21

    Imprimir


A história e a obra musical de Radamés Ganatalli, que completaria 100 anos em 2006, são lembradas pelo projeto Circulação de Música de Concerto da Funarte, patrocinado pela Petrobrás, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O projeto tem curadoria e direção artística de Paulo Porto Alegre, e estará na capital entre os dias 6 a 8 de novembro, no Palácio da Instrução.

Em Cuiabá, o programa está a cargo do Trio Opus 12 de Violões, que tem a composição eclética e conta com a pianista Fernanda Canaud, além dos três violonistas. O grupo também fará palestras e exibição de vídeos sobre a vida e as composições de Radamés Gnattali.

Trio Opus

O grupo foi formado em 1977, em São Paulo, pelos violonistas Paulo Porto Alegre, Oscar Ferreira de Souza e Clemer Andreotti e realizou recitais por todo Brasil durante 10 anos. Em 1982, realizou uma gravação (em LP) intitulada: Trio opus 12, contemplando as mais importantes obras renascentistas, clássicas e modernas para trio de violões.

Após um intervalo de 17 anos, o Trio Opus 12 volta a ser formado pelos violonistas Paulo Porto Alegre, Daniel Murray e, Eduardo Minozzi Costa, tendo como objetivo principal a execução da música do século XX na sua pluralidade estética, popular e erudita.

Para este projeto de comemoração aos 100 anos de Radamés Gnattali, o grupo é composto pelos seguintes músicos: os violonistas Paulo Porto Alegre, Edelton Gloeden e Daniel Murray, além das pianistas Fernanda Chaves Canaud e Rosana Civile.

Radamés Gnattali

Nasceu em 1906, na cidade de Porto Alegre e morreu no Rio de Janeiro em 1988. É um dos compositores mais conhecidos que navegou entre o erudito e o popular. Escreveu quatro concertos e obras solo para violão. Desta alquimia entre a chamada "música de concerto" e a popular, que influenciou toda uma geração de compositores, é que o Trio Opus 12 de Violões tirou sua inspiração para o concerto.

Entre suas composições, além da "Rapsódia Brasileira", concebida durante o Estado Novo (1932), figuram as 13 'Brazilianas', quartetos e trios e 26 concertos - entre eles um concerto para piano e orquestra, concertos para harpa e um Concerto para Harmônica de Boca, dedicado a Eduardo Nadruz, o Edu da Gaita. Projetou-se também como exímio arranjador orquestral. Criou, entre outras, a música incidental da novela Roque Santeiro (1986).

Programação:

Data: 06/11 às 19h Local: Salão Nobre do Palácio da Instrução Lição de Música-Palestra com Paulo Porto Alegre. Salão Nobre do Palácio da Instrução, com exibição do vídeo "Nosso Amigo Radamés".

Data: 07/ 11 às 19h Local: Salão Nobre do Palácio da Instrução CONCERTO 1: "Discípulos Interpretam o Mestre Radamés Gnattali" – com o Duo Fernanda Chaves Canaud – Piano - e Paulo Porto Alegre – Violão

Data: 08/ 11 às 19h Local: Salão Nobre do Palácio da Instrução CONCERTO 2 : "Radamés e seus amigos"- com o Trio OPUS 12 de Violões.





Fonte: Redação com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266309/visualizar/