Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 07 de Dezembro de 2013 às 21:52

    Imprimir


A unidade de ensino Nova Chance, em Cuiabá, que atende a estudantes privados de liberdade, deverá ganhar o nome de escola estadual Nelson Mandela. A denominação foi confirmada ao final da reunião ampliada com a presença de 54 pessoas, entre profissionais da Educação, agentes do sistema penitenciário e alunos.


 
"Há algum tempo iniciamos uma consulta aos educadores e estudantes e, dentre alguns nomes, Nelson Mandela foi o que teve maior adesão. A nova denominação é simbólica, pois o líder mundial passou 27 anos na prisão por lutar por igualdade e justiça, e venceu tornando-se presidente da reconciliação", frisa o coordenador da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Joaquim Ventura.


 
Além da mudança de nome, a reunião no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) discute um novo Projeto Político Pedagógico (PPP) para a Escola. A reestruturação do PPP integra as ações do Plano Estadual de Educação em Prisões, lançando pela Seduc em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).


 
Conforme Joaquim Ventura, "a ideia é que a Escola mobilize os privados de liberdade na construção do conhecimento voltado para o mundo do trabalho". Para o diretor da unidade de ensino, Reginaldo Barata, as discussões do novo projeto destacam "a importância dos trabalhadores da Escola serem protagonistas do processo de ensino aprendizagem" e construírem com a Seduc ambientes dignos para a prática educativa.


 
O agente penitenciário responsável pelo Plano de Educação em Prisões na Sejudh, Rowayne Ramos, reforça o processo de fortalecimento da parceria entre Seduc e Sejudh na oferta do ensino aos privados de liberdade. "As duas pastas terão funções muitos definidas com o novo PPP, sendo a Sejudh responsável pela parte político-administrativa das unidades prisionais, garantindo o espaço físico e acesso dos estudantes à sala de aula, e a Educação com a parte pedagógica, didática e de formação dos profissionais, tanto educadores como agentes".





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2668/visualizar/