Campanha para emissão de certidão de nascimento será realizada neste sábado
Durante todo o dia serão emitidas primeiras vias e solicitadas segundas vias do documento. Aproximandamente 600 mil mato-grossense ainda não possuem o registro. Isso significa que 19% da população não existe perante a lei.
"Nós conseguimos evoluir bastante nesses últimos três anos. O índice, que em 2002 era de 41,1%, hoje já baixou para 19,6% no Estado de Mato Grosso", disse o coordenador da campanha, Carlos Roberto Garcia.
Os cartórios orientam que para a primeira via da Certidão é necessário levar, no caso de pais casados, a Certidão de Casamento original e a Declaração de Nascidos Vivos que é fornecida pelo hospital. Já no caso de pais solteiros é preciso a Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento dos pais, juntamente com a Declaração de Nascidos Vivos que é fornecida pelo hospital. Em ambos os casos basta apenas a presença do pai, não sendo necessário testemunhas.
As pessoas com idade acima de 12 anos que ainda não possuem a certidão de nascimento precisam retirar uma autorização judicial e levar duas testemunhas com documentos pessoais. Para outras informações basta procurar o cartório ou a Secretaria de Ação Social do município. As cidades pólos da campanha são Cuiabá, Rondonópolis, Chapada e Acorizal.
O mutirão é oferecido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça, Defensoria Pública e cartórios de registro civil de Mato Grosso.
Comentários