Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 21 de Outubro de 2006 às 09:30

    Imprimir


Será realizado neste sábado, nos 141 municípios do Estado, um mutirão para retirada de certidão de nascimento. Os Cartórios de Registro Civil de todas as cidades estarão abertos, das 8h às 17h para atender a população. Nos municípios que não têm cartórios, os pais devem procurar a cidade mais próxima da comarca, que tenha Cartório de Registro Civil.

Durante todo o dia serão emitidas primeiras vias e solicitadas segundas vias do documento. Aproximandamente 600 mil mato-grossense ainda não possuem o registro. Isso significa que 19% da população não existe perante a lei.

"Nós conseguimos evoluir bastante nesses últimos três anos. O índice, que em 2002 era de 41,1%, hoje já baixou para 19,6% no Estado de Mato Grosso", disse o coordenador da campanha, Carlos Roberto Garcia.

Os cartórios orientam que para a primeira via da Certidão é necessário levar, no caso de pais casados, a Certidão de Casamento original e a Declaração de Nascidos Vivos que é fornecida pelo hospital. Já no caso de pais solteiros é preciso a Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento dos pais, juntamente com a Declaração de Nascidos Vivos que é fornecida pelo hospital. Em ambos os casos basta apenas a presença do pai, não sendo necessário testemunhas.

As pessoas com idade acima de 12 anos que ainda não possuem a certidão de nascimento precisam retirar uma autorização judicial e levar duas testemunhas com documentos pessoais. Para outras informações basta procurar o cartório ou a Secretaria de Ação Social do município. As cidades pólos da campanha são Cuiabá, Rondonópolis, Chapada e Acorizal.

O mutirão é oferecido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça, Defensoria Pública e cartórios de registro civil de Mato Grosso.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266835/visualizar/