Microsoft fecha parcerias por softwares científicos
O "Collaborative Molecular Environment", escrito pela InterKnowlogy, uma desenvolvedora que trabalha para a Microsoft, utiliza recursos gráficos do Windows Vista e do software de colaboração SharePoint Server, e permitirá a criação de planilhas, links e busca em um ambiente completamente online. Um projeto com a Agilent Technologies, a Applied Biosystems e a Illumina, que fazem equipamentos laboratoriais para análise de DNA, permitirá integrar dados fornecidos pelo maquinário com estudos médicos sobre a eficácia de possíveis compostos de remédios, na tentativa de criar medicamentos personalizados para cada indivíduo.
A Microsoft planeja que planilhas feitas no Excel e softwares inteligentes importem dados cruzados através de sites. Don Rule, conselheiro de estratégia da Microsoft, espera que estes trabalhos ajudem no desenvolvimento de outros softwares, eventualmente ajudando pesquisadores de biotecnologia a validar hipóteses com maior agilidade. Embora não seja uma empresa de ciência, a Microsoft quer ajudar a especificar interfaces entre dados clínicos e amostras, em muitos casos com serviços online que incorporem padrões já definidos.
Os novos parceiros integrarão a BioIT Alliance, formada em abril com o objetivo de criar parcerias com companhias farmacêuticas envolvidas na criação de medicamentos e empresas de biotecnologia, conforme noticiou o site Red Herring. No entanto, a Microsoft deve encontrar resistência de empresas do setor relutantes em compartilhar suas descobertas com concorrentes, mas para Don Rule a idéia deve ser abraçada por muitas delas, inclusive por grandes companhias que reconhecem que em alguns casos é melhor trabalhar em equipe.
Comentários