Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 17:23

    Imprimir


Em campanha na capital do Mato Grosso, o senador José Jorge (PFL-PE), candidato a vice na chapa do tucano Geraldo Alckmin, criticou o apoio do governador reeleito Blairo Maggi ao presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em mais um capítulo da queda-de-braço pelos votos do setor agrícola.

"Lamento o governador (Maggi), do PPS, partido que nos apóia, um líder do agronegócio, apoiar o presidente", disse o vice de Alckmin, em entrevista coletiva. "Qualquer pessoa do agronegócio que vota no presidente Lula quer um amanhã pior para o setor", acrescentou.

Os aliados de Alckmin trabalham para manter o apoio do agronegócio em Mato Grosso e nos demais Estados das regiões Centro-Oeste e Sul. No primeiro turno, o tucano teve 51,6 por cento dos votos válidos na região Centro-Oeste e 54,9 por cento no Sul, enquanto Lula teve, respectivamente 38,5 por cento e 34,9 por cento.

As visitas dos últimos dias e no final de semana deixam claro o esforço tucano-pefelista. Durante a semana, José Jorge foi a Goiás, antes de Mato Grosso. Já se reuniu na quarta-feira, em Brasília, com líderes políticos, associações do agronegócio e produtores rurais de Mato Grosso. O apoio foi acompanhado de reivindicações para o setor. O presidenciável viaja no sábado para o Rio Grande do Sul.

Enquanto isso, o governador reeleito de Mato Grosso, Blairo Maggi, um dos maiores empresários do setor no país, já apareceu no programa eleitoral do presidente e vai, nos próximos dias, a Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul, para pedir voto ao presidente em reuniões com produtores.

Em Cuiabá, José Jorge recebeu, da direção da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), uma carta aberta dos parlamentares do Estado que apóiam Alckmin pedindo que os produtores rurais votem no tucano.

O candidato a vice de Alckmin visitou Mato Grosso acompanhado do também senador Marco Maciel (PFL-PE) e do deputado federal Ronaldo Caiado (PFL-GO), que elevou o tom de contrariedade contra Maggi.

"Ele não teve coragem de declarar apoio ao Lula no primeiro turno", disse Caiado, sugerindo que isso atrapalharia a reeleição de Maggi. "Infelizmente ele agiu de má-fé, foi oportunista, interesseiro."

A visita de José Jorge a Cuiabá foi marcada por uma carreata com tratores, carros e cavalos.

O senador pefelista procurou minimizar as últimas pesquisas de intenção de voto, que apontam vantagem em torno de 20 pontos percentuais a favor de Lula, lembrando que durante a maior parte da campanha do primeiro turno elas indicavam que o petista seria reeleito no dia 1o de outubro.

"Não dá para a gente passar a sonhar com pesquisa. No primeiro turno, quando saía pesquisa, eu ficava preocupado, tenso", revelou.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266989/visualizar/