Seduc conclui atualização do Sig Escola para secretários de unidades
Ao todo, secretários de 11 escolas estaduais receberam a capacitação continuada dentro do módulo de manutenção Sig Web, incluindo técnicos de escolas indígenas e do campo. Durante a atualização, os profissionais aproveitam para tirar dúvidas apresentadas durante o processo de preenchimento das informações.
O Sig Escola é um sistema criado pela Seduc para facilitar que as unidades educacionais registrem diversas informações, entre elas, o histórico de todos os seus alunos (assiduidade, local de matrícula, notas, avaliação, certificado, relatório, entre outros). Essa modernização no processo administrativo só foi possível com a informatização de 100% das secretárias, realizada pelo governo do Estado no início de 2005.
Desde quando foi criado, também em 2005, o Sig Escola já foi implantado em quase 80% das unidades escolares, localizadas nos quatro cantos de Mato Grosso, lugares de difícil acesso. Um exemplo disso é na Aldeia Umutina. Para chegar lá é preciso percorrer um trecho que passa pela mata fechada e atravessar o rio Bugre de barco. Por isso, todos são unânimes em afirmar que o sistema trouxe facilidade, agilidade e rendimento no trabalho.
A atualização do sistema nas secretarias ocorre em todo Estado. De acordo com a analista de suporte de sistema da Seduc, Rosemeire Gonçalves, este novo sistema permite que as escolas tenham mais acesso às informações do aluno, sem a preocupação de perder dados importantes. “Os secretários vão passar as informações via Web e a Seduc terá um arquivo de todas as escolas”, disse.
Para auxiliar os profissionais no surgimento de novas dúvidas, a Seduc mantém dentro da Superintendência Adjunta de Tecnologia da Informação (SATI) uma equipe para dar suporte técnico via telefone, que funciona sob os números: 3613-6408, 3613-6390, 3613-6435, 3613-6379 e 0800-65-1717.
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