Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 06:12
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, admitiu que a situação dos membros da direção do PV de Mato Grosso está mais crítica depois do fraco resultado que o partido obteve nas eleições de Mato Grosso. Penna disse ainda que está avaliando o pedido de expulsão dos membros da direção do PV no Estado, feito pelo deputado federal Fernando Gabeira (PV), que também é membro da executiva nacional do partido.

O dirigente nacional da legenda concedeu entrevista por telefone ao Diário. “Estamos esperando a defesa dos membros do PV de Mato Grosso, mas é claro que a situação poderia ter sido amenizada se o quadro de resultado do partido no Estado tivesse sido outro”, avaliou José Luiz.

A situação da agremiação, na avaliação da direção nacional da legenda, se agravou em função do desempenho nas urnas, quer dizer, não conseguiu eleger nenhum candidato na eleição deste ano. O diretório havia recomendado à direção estadual não formalizar aliança com o governador Blairo Maggi devido as questões ambientais no Estado.

O presidente do PV destacou que o partido em Mato Grosso deixou de cumprir as normas impostas pela executiva nacional, quando firmou coligação com o chefe do executivo estadual. “Eu mesmo assinei a determinação e os membros da diretoria do partido do Estado sabiam que a coligação não poderia ter sido viabilizada, por isso estamos analisando o cenário”, disse.

Segundo Penna, a direção nacional do partido não tomou uma atitude a respeito da decisão do PV de Mato Grosso durante o período eleitoral, porque não queria interferir no desempenho dos postulantes da legenda na época. Porém, disse que até o fim deste ano decidirá qual a medida que cabe à direção no Estado.

A intenção, informou o presidente, conforme o modelo administrativo seguido pelo partido é de substituir a atual diretoria do PV de Mato Grosso. “Se a defesa não conseguir argumento suficiente para respaldar tal atitude, não haverá outra saída, senão trocar a diretoria do partido de Mato Grosso”, ressaltou Penna.

O presidente disse ainda que o processo de expulsão dos membros do diretório regional do PV é pouco provável. “Nossa prática não é de expulsão e sim de afastamento dos envolvidos no caso”, reiterou.

Em entrevista recente, o presidente do diretório regional do PV, Aluízio Leite disse que não estava arrependido de ter se coligado com a chapa majoritária liderada pelo governador. Contudo, admitiu que o fraco desempenho do partido no Estado teria reduzido a possibilidade de defesa junto a executiva nacional do partido. Mesmo assim, Aluízio acredita que nem todos os membros da direção nacional concordam com o deputado federal Fernando Gabeira, o que poderá colaborar na sua defesa.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267219/visualizar/