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De Predestinada
Cachoeira do Curuá(PA), 20 de outubro de 1976. O corte simbólico de uma fita pelo presidente Ernesto Geisel oficializa a entrada em operação da rodovia longitudinal BR-163 que liga o centro geodésico do continente aos portos paraenses no Baixo Tapajós.
Essa estratégica rodovia foi inspirada no Plano de Metas do presidente Juscelino Kubitscheck. Sua implantação pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), de Cuiabá, e o 8º BEC, de Santarém, alcançou um resultado que vai muito além da obra em si: permitiu a interiorização do Brasil e a ocupação de parte da Amazônia. Por isso recebeu de seu principal executor, o ex-comandante do 9º BEC, coronel José Meirelles, o nome de "Predestinada".
A rodovia rasgada na mata entre Posto Gil, de Diamantino, e Santarém, tornou-se o portal de acesso ao sonho de centenas de milhares de brasileiros em busca de oportunidades e de trabalho. No rastro dos tratores os colonizadores e os semeadores de cidades reescreveram a engenharia econômica e social do Brasil. No eixo de influência da BR-163 em Mato Grosso o Brasil cultiva grãos e fibras em escala de produção. Nessa mesma região pastam milhões de cabeças bovinas e o agronegócio transforma proteínas vegetais em proteínas animais. Cidades bonitas brotaram acompanhando o traçado da BR-163. Sinop tem menos de 30 anos e ultrapassou a barreira dos 103 mil habitantes.
Médici e Geisel construíram a BR-163. Figueiredo a pavimentou até Nova Santa Helena. Aos trancos e barrancos o governador Blairo Maggi espichou o asfalto de Santa Helena a Guarantã do Norte aproveitando um pequeno segmento concluído no governo Dante de Oliveira. Em Mato Grosso falta um trecho de 64 km para a conclusão da BR-163. No Pará a rodovia não passa de um rasgo na floresta: no verão é um canudo de poeira e no inverno um atoleiro sem fim.
Nas margens da BR-163 no Pará milhares de brasileiros permanecem abandonados e sem cidadania. São os órfãos da ausência do Estado na região que a Inglaterra pretende privatizar ou supranacionalizar.
Pobre governo brasileiro que não enxerga os cidadãos do trecho paraense da BR-163. Pobre Brasil de Lula, o presidente que não sabe do projeto inglês. Apesar da Inglaterra e Lula, hoje é data para se misturar comemoração e reflexão. Parabéns Predestinada pelos seus 30 anos!
Eduardo Gomes é jornalista eduardo@diariodecuiaba.com.br
Essa estratégica rodovia foi inspirada no Plano de Metas do presidente Juscelino Kubitscheck. Sua implantação pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), de Cuiabá, e o 8º BEC, de Santarém, alcançou um resultado que vai muito além da obra em si: permitiu a interiorização do Brasil e a ocupação de parte da Amazônia. Por isso recebeu de seu principal executor, o ex-comandante do 9º BEC, coronel José Meirelles, o nome de "Predestinada".
A rodovia rasgada na mata entre Posto Gil, de Diamantino, e Santarém, tornou-se o portal de acesso ao sonho de centenas de milhares de brasileiros em busca de oportunidades e de trabalho. No rastro dos tratores os colonizadores e os semeadores de cidades reescreveram a engenharia econômica e social do Brasil. No eixo de influência da BR-163 em Mato Grosso o Brasil cultiva grãos e fibras em escala de produção. Nessa mesma região pastam milhões de cabeças bovinas e o agronegócio transforma proteínas vegetais em proteínas animais. Cidades bonitas brotaram acompanhando o traçado da BR-163. Sinop tem menos de 30 anos e ultrapassou a barreira dos 103 mil habitantes.
Médici e Geisel construíram a BR-163. Figueiredo a pavimentou até Nova Santa Helena. Aos trancos e barrancos o governador Blairo Maggi espichou o asfalto de Santa Helena a Guarantã do Norte aproveitando um pequeno segmento concluído no governo Dante de Oliveira. Em Mato Grosso falta um trecho de 64 km para a conclusão da BR-163. No Pará a rodovia não passa de um rasgo na floresta: no verão é um canudo de poeira e no inverno um atoleiro sem fim.
Nas margens da BR-163 no Pará milhares de brasileiros permanecem abandonados e sem cidadania. São os órfãos da ausência do Estado na região que a Inglaterra pretende privatizar ou supranacionalizar.
Pobre governo brasileiro que não enxerga os cidadãos do trecho paraense da BR-163. Pobre Brasil de Lula, o presidente que não sabe do projeto inglês. Apesar da Inglaterra e Lula, hoje é data para se misturar comemoração e reflexão. Parabéns Predestinada pelos seus 30 anos!
Eduardo Gomes é jornalista eduardo@diariodecuiaba.com.br
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267261/visualizar/
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