Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 21:05

    Imprimir


Trabalhadores da rede municipal de ensino de Cuiabá receberão amanhã (20), a partir das 8h30, no auditório da secretaria de Educação, Desporto e Lazer (Smedel), a segunda dose da Vacina-Ação-Educativa.

Os cerca de 5 mil funcionários da secretaria poderão se vacinar contra diversos tipos de doenças, como gripe, difteria, tétano, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B e febre amarela.

De acordo com a técnica em enfermagem e membro da equipe do programa, Berenice Carmem Silva, mesmo os funcionários que não participaram da fase anterior da Vacina-Ação-Educativa poderão dirigir-se ao posto montado na Smedel, fazer o cartão de vacinação e tomar a primeira dose das vacinas.

A orientação é que, aqueles que possuem cartão de imunização, tragam o documento para o devido acompanhamento dos profissionais de saúde que atenderão os funcionários. As escolas e creches do município também receberam orientações sobre a Vacina-Ação-Educativa.

A vacinação é uma ação do Programa Saúde do Trabalhador, desenvolvido pela Smedel, por meio da Diretoria de Gestão Administrativa de Pessoal (Digap), em parceria com as secretarias municipal e estadual de Saúde.

Outra ação desenvolvida pelo programa é uma pesquisa que está sendo realizada com 50% dos funcionários da educação, que mostrará as condições em que se encontra a saúde dos servidores da rede.

Cerca de 2,5 mil trabalhadores responderão a um questionário sobre suas condições de saúde e de trabalho, que está pautado em três eixos básicos: investigação do estado de saúde do servidor, suas condições de trabalho e as sugestões para a melhorias.

Segundo a coordenadora do programa, Ana Maria Lopes, a pesquisa é fruto da constatação dos altos índices de licenças médicas a professores e funcionários da educação municipal.

Para o , o mais importante desse programa é diagnosticar os fatores que podem culminar em enfermidades.

"Com esse trabalho, vamos aferir em que situação está os trabalhadores da rede. No futuro, pautados nisso, vamos desenvolver ações preventivas para cuidar da saúde dos nossos profissionais", afirmou o secretário de Educação, Desporto e Lazer, professor João Pedro Valente.





Fonte: Redação com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267277/visualizar/