Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 19:23
Por: Lygia Lima

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o programa Saúde da Família do bairro Vitória Régia em Cáceres estão implantando o projeto de Hortas Domésticas, a fim de orientar a população sobre a necessidade na mudança de hábitos alimentares incluindo na alimentação hortaliças.

O projeto é uma sub-divisão do Projeto Hortas que os departamentos de Agronomia e Enfermagem da Unemat, campus Jane Vanini, em Cáceres, desenvolvem desde o início de 2005 e conta com apoio do Ministério da Educação (MEC).

O professor Santino Seabra, do departamento de Agronomia, explica que o projeto está em fase de implantação no bairro, visto que estão sendo realizadas reuniões e palestras com a comunidade a fim de sensibilizar os moradores a integrarem o programa, para isso, nessa sexta-feira (20) será realizada uma reunião na Paróquia Cristo Trabalhador, em Cáceres.

Até o momento, 30 famílias do bairro já se cadastraram para participar do projeto. O professor lembra que a principal finalidade do projeto é estimular o consumo e a produção de hortaliças a fim de melhorar a qualidade da alimentação da população. As mudas são desenvolvidas dentro do projeto que conta com um viveiro instalado na Escolinha de Aplicação do município.

O professor lembra que o projeto tem como objetivo envolver a universidade e a comunidade fornecendo um treinamento tecnológico dos alunos do curso de Agronomia e Enfermagem, além de treinar os professores da rede pública para utilizar nos seus conteúdos exemplos práticos como cultivo de plantas, reciclagem de materiais e alimentação, junto às disciplinas de ciências e matemática. O projeto também pretende utilizar os alunos da rede pública como difusores de conhecimentos sobre alimentação saudável e implantação de hortas residenciais, e assim desenvolver o hábito de consumir hortaliças, objetivando a melhoria da qualidade alimentar.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267286/visualizar/