Concerto Barroco relembra estilo do século XVIII em Chapada dos Guimarães
O projeto prevê 15 concertos em cidades da região centro-oeste do Brasil e mostra o florescimento do estilo barroco no Brasil e na Europa do século XVIII, oferecendo um panorama dessa época, do ponto de vista estilístico e da variedade sonora, quando um dos timbres mais em voga era o do cravo e o da flauta.
“A Igreja de Santana é patrimônio histórico e artístico datado de 1779, sua acústica é apropriada para a música instrumental e um concerto barroco dentro de uma igreja de estilo barroco resulta num casamento perfeito para retratar essa época”, afirmou o Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guiamarães, Daniel Pellegrim.
A apresentação conta com três músicos brasileiros de renome: Bruno Procópio, Laura Rónai e Alexandre Bittencourt, O projeto é da Gaby Leib Produções Culturais, a primeira agência de representação artística brasileira no setor de música de concerto.
Músicos
Laura Rónai formou-se em Licenciatura em Música pela UNIRIO e em Flauta pela State University of New York. Fez mestrado na City University of New York e doutorado na UNIRIO. Ministrou cursos no Real Conservatório Superior de Madri e, nos EUA, nas universidades de Rutgers e Princeton. Visitou a Inglaterra, a convite do British Council, e tocou em recitais nos EUA e na Europa.
Toca em duo com a pianista Ruth Serrão e com a cravista Sula Kossatz, com quem integra o grupo de câmara Sine Nomine. Dirige a Camerata Quantz, grupo de música antiga da UNIRIO, e escreve críticas para a revista americana Fanfare. Atualmente é chefe do Departamento de Canto e Instrumentos de Sopro na UNIRIO, e responsável pela cadeira de flauta transversa.
Alexandre Bittencourt é Bacharel em Música pela UNIRIO. Além de larga experiência em música popular, atua na música erudita principalmente como camerista. Começou seus estudos de flauta barroca em 2001 com a professora Laura Rónai e com ela fundou o Conjunto de Música Antiga da UNIRIO. Desde 2002 participa dos cursos da professora Lívia Lanfranchi (Itália) e atualmente é membro dos grupos Antiqua Rio e Camerata Quantz (Conjunto de Música Antiga da UNIRIO). Realiza regularmente também concertos em duo com o cravista João Rival. Fora do Brasil se apresentou nos festivais de Droux (França), Saint Pierre D’Oriac (França), Vic Fez’n Sac (França), San Juan (Porto Rico), Amsterdã (Holanda) e La Paz (Bolívia). Em 2004 esteve em Paris, onde estudou com o flautista Alexis Kossenko.
Bruno Procópio faz parte de uma nova geração de cravistas merecedores de especial atenção. Sua trajetória exemplar e sua formação junto aos professores Pierre Hantai e Christophe Rousset fazem dele um dos mais interessantes jovens talentos do mundo atual do cravo. Já na sua primeira experiência discográfica propôs uma versão inovadora das monumentais partitas de Bach. Esse disco obteve a classificação máxima da revista Diapason francesa e também foi escolhido como um dos cinco melhores discos de música barroca do ano de 2004 pela revista americana Fanfare. Além disso ele obteve o primeiro prêmio do conservatório superior de Paris em cravo e música de câmara.
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