Centro cirúrgico público de Tangará da Serra deverá funcionar já em 2007
Durante a reunião foi apresentado o projeto do centro cirúrgico, cuja construção da área física será bancada pela Câmara Municipal, que já oficializou o repasse de R$ 510 mil, conforme anúncio do presidente da Câmara, Emerson Adriano de Andrade, na tarde da última terça-feira.
Segundo o secretário Antônio Carlos Barbosa, a licitação da obra deverá ocorrer ainda este ano, com perspectiva de conclusão da estrutura física em maio de 2007. O projeto prevê uma área superior a 500 m², incluindo três salas cirúrgicas, oito leitos de enfermaria, uma sala de pré-parto e demais dependências.
A construção da obra, de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde, se dará a partir de um processo licitatório que envolve três etapas: alvenaria, instalação elétrica e instalação hidráulica. Uma vez concluída a área física, o Governo do Estado repassará os equipamentos, orçados em R$ 800 mil.
Para Emerson Adriano de Andrade, o centro cirúrgico será um “divisor de águas” na área da saúde pública do município. “A saúde pública, em Tangará da Serra, passará a um outro nível, dará um salto de qualidade considerável”, observou o vereador.
Ele salientou que, com o centro cirúrgico, a Unidade Mista de Saúde será convertida à categoria de Hospital Público e, mesmo com gestão do município, poderá atender demandas regionais com recursos do Consórcio Intermunicipal de Saúde e demandas geradas a partir da condição de referência do complexo com custeio do Sistema Único de Saúde, configurando parcerias entre município, Estado e União.
Comentários