Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 18 de Outubro de 2006 às 13:23

    Imprimir


De acordo com o levantamento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) dos 34 eleitos no Estado - entre governador, senador, deputados federais e estaduais - apenas o deputado estadual reeleito Ságuas Moraes (PT) não foi alvo de qualquer denúncia.

O TRE, por meio do disque-denúncia, registrou 728 denúncias entre os dias 11 de agosto até o encerramento do primeiro turno na Capital. Os deputados estaduais José Riva e Eliene Lima, ambos do PP, foram os que receberam o maior número de denúncias, conforme o jornal Diário de Cuiabá.

Riva conquistou novo mandato na Assembléia Legislativa e Lima na Câmara Federal. As denúncias, feitas por telefone, e-mail, e pessoalmente, foram encaminhadas para os juízes responsáveis pela fiscalização da propaganda eleitoral, responsáveis por dar prosseguimento ou não às reclamações.

Já as denúncias relacionadas à compra de voto ou boca-de-urna, no dia da eleição, foram encaminhadas às polícias Federal e Militar. Apesar do elevado número de denúncias, Gilson Henrique Verlangieri, auxiliar da Ouvidoria Eleitoral, afirmou que uma média de 31 processos que envolvem os candidatos estão sendo investigados pela Corregedoria do TRE. Cada denúncia, explica Gilson, tem um registro descritivo. Todo este material foi colocado à disposição do corregedor regional eleitoral, desembargador José Silvério Gomes. O tribunal não revela os nomes dos candidatos que estão sendo investigados.

De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, muitos dos investigados foram eleitos. Os eleitos que estão sendo investigados podem ser denunciados pelo Ministério Público Eleitoral. Ainda de acordo com a assessoria, o corregedor teme que, com o acesso ao nome dos candidatos, as investigações possam ser prejudicadas. Alguns estão sendo investigados por abuso de poder econômico durante a campanha realizada neste ano.

O governador reeleito, Blairo Maggi, e o senador eleito, Jaime Campos (PFL), lideraram a lista do disque-denúncia entre os candidatos aos cargos majoritários. O chefe do executivo foi denunciado 36 vezes, já o senador eleito Jaime Campos contabilizou 22 reclamações.

Contudo, Riva lidera o ranking com 47 denúncias. Já o deputado estadual reeleito Campos Neto (PP) e a vereadora Chica Nunes (PSDB), eleita deputada estadual, somaram respectivamente 28 reclamações cada um. A lista, em ordem decrescente é integrada ainda pelo deputado estadual eleito Walter Rabello (PMDB), com 27 reclamações, deputado estadual reeleito Sérgio Ricardo (PPS), com 24 denúncias, seguido pelo também deputado estadual eleito, Guilherme Maluf (PSDB) com 22 reclamações.

No ranking consta ainda o nome do deputado estadual reeleito Mauro Savi (PPS) com 20 reclamações, o também parlamentar eleito Wallace Guimarães (PFL) com 18, além de Gilmar Fabris (PFL) e Percival Muniz (PPS) com 12 denúncias cada um.





Fonte: terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267685/visualizar/